Apoio ao Discente

Setor Psicossocial

O setor Psicossocial da UNIFUCAMP oferece ao estudante um espaço de vivência psicossocial com o objetivo de acolhimento do aluno através do atendimento psicológico, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.

A partir do momento que esse indivíduo passa a se constituir como um universitário passa por mudanças que exige uma série de reformulações cognitivas e comportamentais, já que carrega uma história pessoal e formas particulares de reagir e de experimentar um novo contexto de estudante. É justamente neste momento que se oportuna a intervenção psicopedagógica e psicológica preventiva a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a esta nova etapa, oportunizando a discussão de tais questões determinadas pelo momento de vida em que se encontram.

O Atendimento Psicossocial envolve: assistência social, triagem social, atendimentos com grupos de estudantes ou individual, levantamento de perfil socioeconômico, atendimento psicológico, sendo realizado por profissionais da área da psicologia e serviço social.

O setor tem objetivos específicos:

  • Contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, visando a utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.
  • Fornecer subsídios que facilitem a integração do aluno no contexto universitário.
  • Realizar orientação do aluno, discriminando sua problemática.
  • Coletar dados relativos à problemática trazida pelo aluno, identificando a(s) área(s) de maior(es) dificuldade(s).
  • Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada aluno envolvendo: A escuta da situação-problema; A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social; O fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente.
  • Fazer encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.

Professores responsáveis:

  • Prof. Lúcia Regina Mendes
  • Prof. Luciana Souza Zumstein

A UNIFUCAMP oferece também programas de Monitoria e de Nivelamento para alunos com dificuldades no aprendizado.

Nivelamento

São aulas de reforço ministradas por professores da IES para recuperar as deficiências de formação dos ingressantes, e versam principalmente sobre conteúdos de Português e Matemática. As aulas são oferecidas aos alunos do 1º semestre nas primeiras semanas de aula ou quando identificado algum déficit específico. São realizadas aos sábados, sem custo adicional. Outros conteúdos poderão ser apresentados para Nivelamento, de acordo com as necessidades detectadas pela Coordenação ou pelos professores de cada curso.

Aulas de Monitoria

Ministrada por alunos que obtiveram bom desempenho nas disciplinas do curso e que são selecionados através do Programa de Monitoria – aulas à tarde ou aos sábados.

Transferência

Transferência Externa

A UNIFUCAMP aceitará a transferência de outra Instituição de Ensino Superior ou entidade congênere nacional, em conformidade com as vagas existentes no curso de interesse, se requerida nos prazos fixados em edital próprio, de acordo com as normas estabelecidas.

A transferência de aluno procedente de estabelecimentos fora do Brasil somente será aceita se forem obedecidas as normas do CNE.

O Requerimento de transferência deverá  ser preenchido no protocolo, acompanhado dos seguintes documentos:

  • Histórico escolar do Curso Superior, original e atualizado.
  • Cópia dos planos de curso, das disciplinas cursadas com aprovação.
  • Declaração de vínculo com a IES de origem.

Transferência Interna / Curso

A transferência interna de um curso para outro da IES poderá ser feita, no início de cada período letivo, mediante preenchimento de requerimento e atendendo as exigências do edital, além de estar regularmente matriculado em cursos da Instituição.

Transferência Ex-ofício

Ocorre entre Instituições de Ensino Superior pública ou privada, independentemente do ano e da existência de vagas, quando se tratar de servidor público, militar, a de seu dependente estudante, se requerida em razão de remoção que acarrete mudança de domicílio para outra localidade.