Nivelamento
Apresentação
Para auxiliar o discente em seu trajeto acadêmico, a UNIFUCAMP tem como política institucional a prática de mecanismo de nivelamento com vistas a favorecer o desempenho de forma integral e continuada.
O Programa de Nivelamento é uma atividade programada para atendimento aos acadêmicos iniciantes nos cursos da faculdade e tem como estratégia de ação uma programação diferenciada onde se desenvolve atividades de apoio à demanda de desconhecimento das estruturas e dinâmicas institucionais, desnivelamento do conteúdo programático e ansiedade pela nova situação pessoal de estar no ensino de terceiro grau. Para dar atenção às demandas encontradas, são desenvolvidas atividades direcionadas: (apresentação institucional com participação de todos os setores da faculdade (biblioteca, laboratórios, etc.) e são oferecidas ao início de cada semestre, aulas específicas de Português Instrumental, Inglês Instrumental, Matemática Básica e Informática Básica,entre outros, de acordo com a necessidade, com vistas a dar um suporte fundamental para as disciplinas do curso); atividades motivacionais (palestras, debates) e de mobilização para os desafios do Curso Superior.
Além destes, diante de dificuldades identificadas em conteúdos de base necessários para o efetivo desenvolvimento de uma disciplina correlata, são ofertadas aulas de revisão-reforço e auxílio para suprir dificuldades de fundamentos e de conduta que possam estar interferindo no desempenho do curso.
Essa dificuldade é demonstrada nas notas bimestrais abaixo da média e por iniciativa dos acadêmicos quando da solicitação junto ao setor de Apoio Psicopedagógico.
Esses Mecanismos de Nivelamento se desenvolvem junto à Coordenações de Curso e Coordenação de Extensão, mas sua principal característica é de ter a participação efetiva dos demais coordenadores.
Os acadêmicos e profissionais envolvidos recebem certificados para construção das horas extracurriculares e currículos. Os programas são semestralmente planejados; visando estar sempre atualizado e servindo como mecanismos de nivelamento efetivo e eficiente.
1 – Objetivo:
Nivelar alunos ingressantes no 1º e 2º períodos que demonstrem dificuldades de aprendizagem e / ou deficiências de conteúdos básicos necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades do curso superior. Recuperar conteúdos que estejam dificultando o processo ensino-aprendizagem do graduando, permitindo que ele possa continuar seus estudos de maneira eficaz.
2 – Público alvo:
Alunos da graduação.
3 – Carga horária:
40 h/a (aos sábados)
Início do curso: Março / 2014
Término: Julho / 2014
4 – Objetivos específicos:
- Ampliar os conhecimentos dos alunos em conteúdos básicos e essenciais para a continuidade no Ensino Superior.
- Corrigir possíveis falhas no processo ensino-aprendizagem.
- Reforçar e revisar conteúdos necessários para o seu aprimoramento curricular.
- Proporcionar ao aluno ingressante o contato com os conteúdos de forma mais objetiva e clara evitando a desistência e /ou evasão.
- Promover aulas com conteúdos específicos das disciplinas nas quais as dificuldades se apresentam;
- Abordar, de maneira mais enfática os conteúdos específicos das disciplinas que os alunos apresentam mais dificuldade.
5 – Justificativa:
O curso de nivelamento tem por objetivo promover o conhecimento do aluno de forma a prepará-lo para um melhor ajustamento no curso superior. Diante de salas heterogêneas, alunos com diferentes dificuldades, torna-se necessário um trabalho de ajustamento e alinhamento deste aluno.
E, para que essas dificuldades sejam sanadas e amenizadas, a Instituição oferecerá cursos de nivelamento em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática básica e outros, de acordo com a necessidade do curso. Estes mecanismos e atividades serão montados a partir de um diagnóstico feito pelos professores dos respectivos cursos de graduação, e serão ministrados todo início de semestre letivo, após o vestibular.
O projeto de nivelamento Acadêmico será realizado por discentes (alunos assistentes e professores da instituição) que tenham disponibilidade, facilidade e possam ajudar os interessados a entenderem melhor os pré-requisitos necessários para a disciplina teórica específica.
Os horários serão disponibilizados para os alunos dos primeiros períodos e também para os que estiverem interessados. Os alunos assistentes são regularmente acompanhados pela coordenação do curso e pelo professor que trabalhará com essa modalidade de ensino.
Estes mecanismos serão oferecidos a cada semestre, de acordo com a necessidade dos graduandos e dos ingressantes.
6 – Metodologia:
As aulas serão desenvolvidas aos sábados, das 8 h às 11 h, através de aulas expositivas, atividades práticas e em grupo. A ênfase será no aprender a aprender.