CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

TRILHAS DE FUTURO – EDUCADORES 2023

Trilhas de Futuro – Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que visa ofertar aos servidores, gratuitamente, Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-graduação Lato-Sensu (Especialização e MBA) na modalidade EAD, e vagas de cursos de Pós-graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado) nas modalidades presencial e semipresencial, por meio do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação. Para mais informações, acesso o site do Programa: trilhaseducadores.mg.gov.br

Confira os cursos de aperfeiçoamento que serão ofertados pela UNIFUCAMP, na modalidade Ensino a Distância (EaD):

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Oportunizar formação continuada para profissionais da educação básica, capacitá-los para atuar com planejamento, estruturação e desenvolvimento de práticas pedagógicas com foco em educação ambiental e sustentabilidade.

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Capacitar os professores da educação básica da rede estadual para desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e os princípios educacionais antirracistas para a efetivação de ações voltadas ao cumprimento das Leis nº10.639/2003 e 11645/2008.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Permitir que os profissionais possam compreender que os Direitos Humanos são garantias fundamentais para a defesa da vida, da liberdade, da saúde e da segurança das pessoas, sendo capazes de promover ações reflexivas de cidadania, igualdade e respeitos à dignidade humana.

DIREITO EDUCACIONAL E INSPEÇÃO ESCOLAR

Formar profissionais da educação, gestores e analistas educacionais da rede estadual de ensino com conhecimento técnico e científico no campo da legislação educacional e cotidiano da inspeção no espaço escolar.

ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Capacitar os profissionais da educação para a utilização das tecnologias educacionais e das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Refletir sobre as competências do professor na era digital. Atualizar a prática docente de sala de aula identificando e aplicando os recursos tecnológicos, metodologias ativas e modelos de ensino híbrido mais adequados a partir do contexto em que se dará o processo de ensino-aprendizagem.

NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO

Capacitar os profissionais da Educação para atuar com a dos temas neurociências, cognição e educação, através do desenvolvimento da capacidade de articulação entre Filosofia, Psicologia Cognitiva e Neurociências. Aprimorar o conhecimento dos profissionais da educação quanto ao funcionamento do sistema nervoso e aos mecanismos neurais associados ao processo de ensino-aprendizagem (desenvolvimento cognitivo, emocional e social), visando a implementação de uma prática pedagógica que proponha, oriente e ofereça aos estudantes as melhores possibilidades de exercitar suas potencialidades, favorecendo sua formação integral.

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Qualificar profissionais da educação da rede estadual visando a construção de projetos pedagógicos na perspectiva da pedagogia da alternância.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO

Capacitar os professores do Ensino Fundamental para trabalhar o componente curricular de Ensino Religioso a partir do conhecimento produzido no âmbito das diferentes áreas do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais, notadamente das Ciências da Religião. E tratar os conhecimentos religiosos a partir de pressupostos éticos e científicos, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção. Isso implica abordar esses conhecimentos com base nas diversas culturas e tradições religiosas, sem desconsiderar a existência de filosofias seculares de vida.

PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Capacitar os profissionais da Educação Básica para atuar na prevenção e na redução das situações de violência no ambiente escolar da rede pública estadual de Minas Gerais.

PROJETOS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Capacitar os profissionais da educação para fomentar a aplicação de projetos e inovações na educação e nas ações pedagógicas, de forma a possibilitar o maior interesse e participação do estudante no currículo, através da utilização de recursos midiáticos e tecnológicos.