EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Objetivo do Curso: Oportunizar formação continuada para profissionais da educação básica, capacitá-los para atuar com planejamento, estruturação e desenvolvimento de práticas pedagógicas com foco em educação ambiental e sustentabilidade.

Público-alvo: Profissionais da educação básica, da rede estadual.

ESTRUTURA DO CURSO:

Módulo 1: Legislação aplicada à educação ambiental e à sustentabilidade (30 horas)

Ementa: Princípios e fundamentos da legislação ambiental brasileira. O papel da educação ambiental na legislação brasileira. A Política Nacional de Educação Ambiental. A relação entre educação ambiental e sustentabilidade na legislação brasileira. Instrumentos legais para implementação da educação ambiental na escola.

Módulo 2: Economia ambiental e sustentabilidade (30 horas)

Ementa: Conceitos básicos de economia ambiental. A relação entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Indicadores econômicos e ambientais. Alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico. Desafios e oportunidades para a sustentabilidade na economia global.

Módulo 3: Educação, sustentabilidade e meio ambiente (30 horas)

Ementa: Conceitos básicos de educação ambiental. Relação entre meio ambiente e sustentabilidade. O papel da educação na construção de um mundo sustentável. Princípios e valores para a sustentabilidade. Estratégias pedagógicas para a educação ambiental e sustentabilidade.

Módulo 4: Transdisciplinaridade, currículo: Educação ambiental e sustentabilidade no processo de ensino e aprendizagem (30 horas)

Ementa: A transdisciplinaridade na educação ambiental. Integração da educação ambiental e sustentabilidade no currículo escolar. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares e transdisciplinares. Ferramentas de avaliação da educação ambiental.

Módulo 5: Metodologias e práticas de ensino: Educação ambiental e sustentabilidade em sala de aula (30 horas)

Ementa: Metodologias de ensino para educação ambiental e sustentabilidade. Práticas pedagógicas para a educação ambiental e sustentabilidade. Recursos e materiais didáticos para a educação ambiental e sustentabilidade. Planejamento e execução de aulas de educação ambiental e sustentabilidade. Educação ambiental e sustentabilidade fora da sala de aula.

Módulo 6: Produção de material didático (30 horas)

Ementa: Estratégias e técnicas de produção de material didático para a educação ambiental e sustentabilidade. Desenvolvimento de projetos e atividades para a produção de material didático. Tecnologias educacionais para a produção de material didático. Avaliação de material didático para a educação ambiental e sustentabilidade.

METODOLOGIA DO CURSO: Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados na modalidade EAD – 100% online. As aulas síncronas serão desenvolvidas de maneira dialogadas, com exposições de slides, vídeos e seminários. As aulas assíncronas serão desenvolvidas por meio de estudos dirigidos

de textos, vídeos e demais materiais pedagógicos complementares relacionados com os assuntos, outrora discutidos em sala de aula via ambiente virtual. Preparação de projeto didático para experiência escolar e socialização das experiências em sala de aula.

AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação nas atividades propostas com leitura de textos, análise de vídeos, participação em fóruns de debate, elaboração de oficinas pedagógica. O processo de avaliação se dá dentro de uma perspectiva formativa e, portanto, acontece no decorrer do curso.

CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 70% de aproveitamento em todas as atividades e avaliações propostas.

CARGA HORÁRIA: 180 horas.

DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online em tempo real (modalidade remota).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

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VIOTTI, A. R. A. Ações Humanitárias pelo Conselho de Segurança: entre a Cruz Vermelha e Clausewitz. Brasília: Instituto Rio Branco: Fundação Alexandre de Gusmão. 2005.

CORPO DOCENTE:

1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.

2 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de

Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).

3 – Dr. Lucas Silva de Faria: Possui Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2010 e 2011), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é Técnico do Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Uberlândia e Professor do Magistério Superior da Fundação Carmelitana Mário Palmério. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Entomologia Geral, Forense e Agrícola, Helmintologia, Zoologia.

4 – Me. Carlos Fernando Campos: Possui graduação em Ciências Biológicas pela FUNDAÇÂO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO (2014) e mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente é discente da Universidade Federal de Uberlândia (Doutorando em Genética, Instituto de Biotecnologia). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese aplicada ao monitoramento ambiental.

5 – Dr. Cássio Resende de Morais: Licenciado em Ciências Biológicas (2008 – 2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Mestre (2013 – 2015) e Doutor em Genética e Bioquímica (2015-2019), pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização em andamento em Biotecnologia Ambiental, pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR). Atualmente é professor de Ciências e Biologia no Colégio Alpha COC. Professor de Microbiologia e Parasitologia no Curso Técnico em Enfermagem (Alpha COC). Professor de Biologia no Colégio Nossa Senhora do Amparo (AMPARO). Professor de Biologia no Curso Pré-Vestibular Intelecto. Professor e Pesquisador no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP), responsável pelas disciplinas de Genética, Bioquímica, Evolução, Biologia Celular, Histologia e Embriologia, Biomonitoramento Ambiental e Ecotoxicologia em diferentes cursos da instituição. Membro do Núcleo Docente Estudantil – NDE (UNIFUCAMP). Desenvolve pesquisas na área da Genética, com ênfase em Mutagênese, Carcinogênese, Ecotoxicologia e Monitoramento ambiental, empregando ensaios toxicológicos em insetos, peixes e plantas.

6 – Me. Maria Zizi Martins Mendonça: Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2015). Pós-graduada em Engenharia Ambiental e Indicadores de Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (2017). Mestre em Engenharia Civil (2018), área de concentração Engenharia Urbana, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; com dissertação em Saneamento Ambiental, na área de Tratamentos de Efluentes por Ozonização. Doutoranda em Engenharia Química, na área de pesquisa de Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Atualmente é Engenheira Ambiental na Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente do município de Monte Carmelo e é docente na UNIFUCAMP – Centro Universitário Mário Palmério, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Administração e Ciências Biológicas.

O PERFIL DO EGRESSO:

  • Conhecer e aplicar as leis e normas relacionadas à educação ambiental e sustentabilidade;
  • Compreender as bases teóricas e conceituais da educação ambiental e sustentabilidade;
  • Identificar e analisar problemas ambientais e propor soluções sustentáveis;
  • Compreender a importância da educação ambiental para a construção de uma sociedade sustentável;
  • Elaborar e aplicar metodologias e práticas de ensino voltadas para a educação ambiental e sustentabilidade;
  • Desenvolver projetos educacionais que promovam a conscientização e ações práticas relacionadas à sustentabilidade;
  • Produzir materiais didáticos e recursos pedagógicos para o ensino de educação ambiental e sustentabilidade;
  • Estabelecer relações entre os temas de educação ambiental e sustentabilidade com outras áreas do conhecimento e com a realidade social;
  • Atuar como multiplicador de conceitos e práticas relacionadas à educação ambiental e sustentabilidade na sua área de atuação.