EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Objetivo do Curso: Permitir que os profissionais possam compreender que os Direitos Humanos são garantias fundamentais para a defesa da vida, da liberdade, da saúde e da segurança das pessoas, sendo capazes de promover ações reflexivas de cidadania, igualdade e respeitos à dignidade humana.
Público alvo: Profissionais da Educação Básica da rede estadual.
ESTRUTURA DO CURSO:
Módulo 1: Formação Docente e educação em Direitos humanos (30 horas)
Ementa: Conceituando Direitos Humanos. Etapas históricas de afirmação dos Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: concepções e princípios orientadores. Direitos Humanos na Constituição de 1988: direitos fundamentais, sociais, direitos políticos..
Módulo 2: Educação em Direitos Humanos e a democracia (30 horas)
Ementa: Formação de sujeitos de direito. Cultura, poder e pedagogia do empoderamento: elementos do processo educativo. Formação de educadores como agentes socioculturais e políticos desde a afirmação da cidadania e da democracia. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Módulo 3: Escola e Direitos Humanos (30 horas)
Ementa: Papel da escola na prevenção da violência escolar. Escola: lócus privilegiado de formação continuada em Direitos Humanos. Direitos humanos: um modo de estar no mundo. Educação em Direitos Humanos e a articulação entre igualdade e diferença.
Módulo 4: Promovendo a educação na perspectiva intercultural (30 horas)
Ementa: Interculturalidade e Educação em Direitos humanos: desafios para a prática pedagógica. Atributos de uma escola inovadora. Possibilidades de ação. Valorização no protagonismo estudantil. Educação em direitos humanos para todas as idades.
Módulo 5: Direitos humanos: currículo e Projeto Político Pedagógico (30 horas)
Ementa: Direitos humanos no currículo escolar. Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico e a educação em Direitos humanos. Ética e liberdade na construção da autonomia da escola. Exemplificando experiências escolares.
Módulo 6: Alternativas de ação do cotidiano da escola (30horas)
Ementa: O sentido nas oficinas pedagógicas. Oficinas pedagógicas: ver, saber, comprometer e celebrar sobre os Direitos Humanos.
METODOLOGIA DO CURSO: O caminho a ser trilhado se pautará em modalidade EAD- 100% online e neste sentido o recurso de uma metodologia ativa potencializada pela tecnologia digital. Buscará um maior protagonismo do aluno participante.
AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação nas atividades propostas com leitura de textos, análise de vídeos, participação em fóruns de debate, elaboração de oficinas pedagógica. O processo de avaliação se dá dentro de uma perspectiva formativa e, portanto, acontece no decorrer do curso.
CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.
CARGA HORÁRIA: 180 horas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANDRADE, D.; OTA, N. Direitos Humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. v. 1. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 335-350.
ARROYO, M. Indagações sobre o currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 04 maio.2023
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l9394.htm. Acesso em: 16 mar. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. 76 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 04.maio. 2023.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p.45-56, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ rbedu/v13n37/05.pdf. Acesso em: 04 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005
DIAS, Adelaide Alves. A escola como espaço de socialização da cultura em Direitos Humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; DIAS, Adelaide Alves (org.). Direitos Humanos: capacitação de educadores João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2008. p. 155-160.
GOMES, N. L. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: ______ (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1998. p.11-35.
CORPO DOCENTE:
1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.
2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.
3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na
linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).
4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).
5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.
6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.
7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.
O PERFIL DO EGRESSO:
- Compreender os princípios e fundamentos dos direitos humanos e sua relação com a educação;
- Analisar criticamente as questões sociais, políticas, culturais e econômicas que influenciam a promoção e a violação dos direitos humanos;
- Desenvolver estratégias e práticas pedagógicas que favoreçam a construção de uma cultura de direitos humanos no ambiente escolar e na sociedade;
- Identificar e prevenir a discriminação e a violência baseada em gênero, orientação sexual, raça, etnia, religião, entre outros;
- Promover o diálogo intercultural e a tolerância, valorizando as diferenças e o respeito à diversidade;
- Articular a educação em direitos humanos com outras áreas do conhecimento e com as demandas da comunidade, a fim de promover uma educação transformadora e emancipatória.