ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Objetivo do Curso: Capacitar os profissionais da educação para a utilização das tecnologias educacionais e das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Refletir sobre as competências do professor na era digital. Atualizar a prática docente de sala de aula identificando e aplicando os recursos tecnológicos, metodologias ativas e modelos de ensino híbrido mais adequados a partir do contexto em que se dará o processo de ensino-aprendizagem.
Público alvo: Profissionais da Educação Básica da rede estadual.
ESTRUTURA DO CURSO:
Módulo 1: Tecnologias educacionais: concepções, princípios e fundamentos pedagógicos (30 horas)
Ementa: Conceitos iniciais sobre tecnologia educacional. As congruências entre tecnologia e educação. A relação entre professor e tecnologia na educação. A tecnologia e o novo perfil dos estudantes. Tecnologias e competências para o século 21. Tendências e correntes pedagógicas para a educação contemporânea.
Módulo 2: Metodologias ativas; Gamificação na educação. (30 horas)
Ementa: Escola tradicional versus escola construtivista. Metodologias ativas no ensino à distância. Aprendizagem colaborativa. Educação por competências. Fundamentos da gamificação. Cultura do jogo. Gamificação em educação.
Módulo 3: Pensamento Computacional. (30 horas)
Ementa: Conceito de pensamento computacional. Pilares do pensamento computacional. O pensamento computacional como potencial para a colaboração em projetos interdisciplinares na área da educação.
Módulo 4: Ferramentas e plataformas digitais para o processo de ensino-aprendizagem (30 horas)
Ementa: Tecnologias Virtuais e Digitais. Recursos digitais na rede como potencial educativo e social. O uso dos recursos midiáticos na educação. Uso de plataformas digitais para o ensino. Plataforma Canva. Redes sociais virtuais.
Módulo 5: Ensino Híbrido: concepções e expansões (30 horas)
Ementa: Fundamentos do Ensino Híbrido. Diferença entre ensino híbrido e remoto. Funcionamento, benefícios e desafios do ensino híbrido. Modelos de ensino híbrido. Conhecimentos sobre o campo da informática, softwares e hardwares.
Módulo 6: Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (30 horas)
Ementa: Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
METODOLOGIA DO CURSO: Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados na modalidade EAD – 100% online com estudos de caso, debates, trabalhos em grupo, exercícios e atividades individuais, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e estimular a reflexão crítica sobre as questões do ensino híbrido nos tempos atuais.
AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação em sala de aula, a realização de trabalhos individuais e em grupo, a apresentação de seminários, bem como a elaboração de um projeto final de intervenção em uma escola pública ou privada.
CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.
CARGA HORÁRIA: 180 horas
DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BACICH, Lilian, MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre :Penso, 2017.
MORAN, José Manuel. Educação inovadora na Sociedade da Informação. ANPEDE. São Paulo, 2006.
________. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: papiros, 2007.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Tecnologias educacionais. São Paulo: Érica, 2015.
PROGETTI, Claudia Bianchi; ARAÚJO, Luís Fernando Ferreira de. Ensino remoto e híbrido: novos tempos para educação [livro eletrônico] / 1.ed. Curitiba-PR, Editora Bagai, 2021. 50 p.E-Book.
TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SOUZA, Márcio Vieira. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre inovação na educação. [Livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2018.
VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In VALENTE, J. A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp-nied, 1999.
CORPO DOCENTE:
1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.
2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.
3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).
4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).
5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.
6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.
7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.
8 – Me. Dinorá Fátima Gonçalves Moraes: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992) e Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP; Orientadora Educacional na E. E. Prof. Vicente Lopes Perez; coordenadora do setor de estágios e práticas de ensino do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP. Professora orientadora do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da UNIFUCAMP. Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo/SEE/MG.
O PERFIL DO EGRESSO:
- Conhecimento teórico e prático sobre as principais tecnologias educacionais e sua aplicação no contexto do ensino híbrido.
- Habilidade para selecionar e utilizar as tecnologias educacionais de forma eficiente e eficaz, considerando o perfil dos alunos, os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino adequadas.
- Capacidade de planejar e implementar atividades de ensino híbrido que promovam a interação, a colaboração e a participação ativa dos alunos, utilizando as tecnologias educacionais disponíveis.
- Competência para avaliar o processo e o resultado da aprendizagem em ambiente híbrido, utilizando as tecnologias educacionais disponíveis.
- Habilidade para propor e desenvolver projetos pedagógicos inovadores, que utilizem as tecnologias educacionais de forma integrada ao ensino híbrido.
- Conhecimento das principais tendências e debates relacionados ao uso das tecnologias educacionais no contexto do ensino híbrido, sendo capaz de se atualizar continuamente e contribuir para o avanço do campo.
- Atitude crítica e reflexiva em relação ao uso das tecnologias educacionais, considerando as implicações éticas, sociais e culturais envolvidas.
- Habilidade para trabalhar em equipe e em colaboração com outros profissionais da educação, integrando as tecnologias educacionais no planejamento e na implementação das atividades de ensino híbrido.