NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO
Objetivo do Curso: Capacitar os profissionais da Educação para atuar com a dos temas neurociências, cognição e educação, através do desenvolvimento da capacidade de articulação entre Filosofia, Psicologia Cognitiva e Neurociências. Aprimorar o conhecimento dos profissionais da educação quanto ao funcionamento do sistema nervoso e aos mecanismos neurais associados ao processo de ensino-aprendizagem (desenvolvimento cognitivo, emocional e social), visando a implementação de uma prática pedagógica que proponha, oriente e ofereça aos estudantes as melhores possibilidades de exercitar suas potencialidades, favorecendo sua formação integral.
Público alvo: Profissionais da educação básica, da rede estadual
ESTRUTURA DO CURSO:
Módulo 1: Estrutura e funcionamento do cérebro e do sistema nervoso (30 horas)
Ementa: Anatomia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico. Organização do cérebro e suas funções. Plasticidade neural e neurogênese. Principais neurotransmissores e seus efeitos no cérebro.
Módulo 2: Princípios e fundamentos da neurociência (30 horas)
Ementa: História e evolução da neurociência. Métodos de estudo do cérebro e do sistema nervoso. Bases neurobiológicas dos comportamentos e emoções. Interação entre genes e ambiente na formação do cérebro e do comportamento.
Módulo 3: Neurociência e Educação (30 horas)
Ementa: Neurociência da aprendizagem e da memória. Processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Relação entre emoção e aprendizagem. Princípios da neuroeducação e sua aplicação na prática pedagógica.
Módulo 4: Memória e Cognição nos processos de aprendizagem (30 horas)
Ementa: Tipos de memória e suas bases neurais. Processos de codificação, armazenamento e recuperação da informação. Aprendizagem implícita e explícita. Metacognição e autorregulação da aprendizagem.
Módulo 5: Tópicos contemporâneos em neurociências (30 horas)
Ementa: A neurociência do sono e do envelhecimento cerebral. Neurociência da tomada de decisão e do pensamento criativo. Neurociência e transtornos do desenvolvimento. Neurociência e transtornos psiquiátricos.
Módulo 6: Aplicação da neurociência nos processos de ensino e aprendizagem (30 horas)
Ementa: Práticas educacionais baseadas na neurociência. Design instrucional baseado na neurociência. Técnicas de ensino eficazes com base na neurociência. Uso de tecnologias e recursos educacionais para aprimorar a aprendizagem.
METODOLOGIA DO CURSO: Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados na modalidade EAD – 100% online com estudos de caso, debates, trabalhos em grupo, exercícios e atividades individuais, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e estimular a reflexão crítica sobre as questões étnico-raciais no contexto educacional brasileiro.
AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação em sala de aula, a realização de trabalhos individuais e em grupo, a apresentação de seminários, bem como a elaboração de um projeto final de intervenção em uma escola pública ou privada, contemplando o tema Neurociências aplicada à educação.
CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.
CARGA HORÁRIA: 180 horas
DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRANQUINHO-SILVA, Aline. Neurociência e aprendizagem: Compreender o cérebro para aprender mais e melhor. São Paulo: EBooks, 2016.
COSENZA, R.; GUERRA, L. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J.; JESSELL, T. Princípios da Neurociência. São Paulo: Manole, 2003.
CORPO DOCENTE:
1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.
2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.
3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).
4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).
5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.
6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.
7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.
O PERFIL DO EGRESSO:
- Compreender os princípios e fundamentos da neurociência e sua relação com a educação.
- Analisar criticamente as pesquisas em neurociência educacional e aplicá-las à prática pedagógica.
- Desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem baseadas na neurociência e adequadas às necessidades e características dos alunos.
- Utilizar tecnologias e recursos educacionais para otimizar a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
- Identificar e avaliar possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem com base nos conhecimentos de neurociência e encaminhar para o profissional especializado.
- Promover o desenvolvimento de habilidades metacognitivas nos alunos, incentivando-os a refletir sobre seus processos de aprendizagem e a autorregulá-los.
- Habilidade para construir projetos políticos pedagógicos inclusivos e equitativos, contemplando a diversidade étnico-racial.