PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Objetivo do Curso: Qualificar profissionais da educação da rede estadual visando a construção de projetos pedagógicos na perspectiva da pedagogia da alternância.
Público alvo: Profissionais da educação básica da rede estadual, especialmente aos que atuam nas escolas do campo e nas escolas do projeto piloto Pedagogia da Alternância.
ESTRUTURA DO CURSO:
Módulo 1: Os pilares da Pedagogia da Alternância: (30 horas)
Ementa: Este módulo aborda os quatro pilares fundamentais da Pedagogia da Alternância: a Associação Local, a Alternância, o Desenvolvimento do Meio e a Formação Integral. Serão apresentados os conceitos e as características de cada um deles, bem como a importância desses pilares para a formação de jovens e adultos em contextos rurais e semiáridos.
Módulo 2: Ferramentas pedagógicas da Pedagogia da Alternância: (30 horas)
Ementa: Este módulo apresenta as principais ferramentas pedagógicas utilizadas na Pedagogia da Alternância. Serão discutidos os diferentes instrumentos e métodos que contribuem para o processo de aprendizagem e formação dos sujeitos envolvidos nessa abordagem pedagógica.
Módulo 3: Tempo escola e tempo comunidade: (30 horas)
Ementa: Este módulo aborda a gestão do tempo na Pedagogia da Alternância. Serão discutidas as especificidades do tempo escola e do tempo comunidade, bem como a importância da articulação entre esses dois tempos para a formação integral dos estudantes.
Módulo 4: A Pedagogia da Alternância, desenvolvimento sustentável e a profissionalização rural: (30 horas)
Ementa: Este módulo discute a relação entre a Pedagogia da Alternância, o desenvolvimento sustentável e a profissionalização rural. Serão apresentados os conceitos e as práticas relacionadas a esses temas, destacando a importância da Pedagogia da Alternância para a construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.
Módulo 5: Fundamentos e princípios da Agroecologia: (30 horas)
Ementa: Este módulo apresenta os fundamentos e princípios da Agroecologia, que é uma abordagem que busca promover a produção de alimentos de forma mais sustentável e justa. Serão discutidos os conceitos e práticas relacionadas à Agroecologia, bem como sua relação com a Pedagogia da Alternância.
Módulo 6: Projeto de intervenção em Pedagogia da Alternância: (30 horas)
Ementa: Este módulo tem como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção em Pedagogia da Alternância. Serão apresentadas as etapas para a elaboração de um projeto, desde a identificação do problema até a definição das estratégias de intervenção.
METODOLOGIA DO CURSO: Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados na modalidade EAD – 100% online com estudos de caso, debates, trabalhos em grupo, exercícios e atividades individuais, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e estimular a reflexão crítica sobre a Pedagogia da alternância ações pedagógicas e desenvolvimento sustentável.
AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação em sala de aula, a realização de trabalhos individuais e em grupo, a apresentação de seminários, bem como a elaboração de um projeto final de intervenção em uma escola pública ou privada.
CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.
CARGA HORÁRIA: 180 horas
DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARROYO, M. G. (2004). Pedagogia da Alternância e educação do campo. São Paulo: UNESP.
CALDART, R. S. (2004). Educação do campo: desafios para a construção de uma nova escola no campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.
CARNEIRO, M. J. (2006). Pedagogia da Alternância: uma escola para o campo. Petrópolis: Vozes.
GADOTTI, M. (2003). História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática.
LEFFA, V. J., & Portella, A. C. Q. (2014). Pedagogia da Alternância: perspectivas teóricas e práticas. Curitiba: CRV.
MORAIS, R. L. (2013). Pedagogia da Alternância: alternando saberes e fazeres no desenvolvimento local sustentável. Brasília: Embrapa.
PACHECO, J. A. (2014). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes.
SATO, M., & Soares, J. F. (2012). Pedagogia da Alternância: formação integral e desenvolvimento sustentável. São Carlos: EdUFSCar.
SILVA, S. R. (2015). Pedagogia da Alternância: desafios e perspectivas na educação do campo. Porto Alegre: Editora Fi.
TRILLA, J. (1993). A escola fora da escola. São Paulo: Cortez.
CORPO DOCENTE:
1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.
2 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).
3 – Dr. Lucas Silva de Faria: Possui Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2010 e 2011), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é Técnico do Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Uberlândia e Professor do Magistério Superior da Fundação Carmelitana Mário Palmério. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Entomologia Geral, Forense e Agrícola, Helmintologia, Zoologia.
4 – Me. Carlos Fernando Campos: Possui graduação em Ciências Biológicas pela FUNDAÇÂO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO (2014) e mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente é discente da Universidade Federal de Uberlândia (Doutorando em Genética, Instituto de Biotecnologia). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese aplicada ao monitoramento ambiental.
5 – Dr. Cássio Resende de Morais: Licenciado em Ciências Biológicas (2008 – 2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Mestre (2013 – 2015) e Doutor em Genética e Bioquímica (2015-2019), pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização em andamento em Biotecnologia Ambiental, pela Universidade de Maringá (UNICESUMAR). Atualmente é professor de Ciências e Biologia no Colégio Alpha COC. Professor de Microbiologia e Parasitologia no Curso Técnico em Enfermagem (Alpha COC). Professor de Biologia no Colégio Nossa Senhora do Amparo (AMPARO). Professor de Biologia no Curso Pré-Vestibular Intelecto. Professor e Pesquisador no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP), responsável pelas disciplinas de Genética, Bioquímica, Evolução, Biologia Celular, Histologia e Embriologia, Biomonitoramento Ambiental e Ecotoxicologia em diferentes cursos da instituição. Membro do Núcleo Docente Estudantil – NDE (UNIFUCAMP). Desenvolve pesquisas na área da Genética, com ênfase em Mutagênese, Carcinogênese, Ecotoxicologia e Monitoramento ambiental, empregando ensaios toxicológicos em insetos, peixes e plantas.
6 – Me. Maria Zizi Martins Mendonça: Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2015). Pós-graduada em Engenharia Ambiental e Indicadores de Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (2017). Mestre em Engenharia Civil (2018), área de concentração Engenharia Urbana, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; com dissertação em Saneamento Ambiental, na área de Tratamentos de Efluentes por Ozonização. Doutoranda em Engenharia Química, na área de pesquisa de Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Atualmente é Engenheira Ambiental na Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente do município de Monte Carmelo e é docente na UNIFUCAMP – Centro Universitário Mário Palmério, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Administração e Ciências Biológicas.
O PERFIL DO EGRESSO:
- Conhecimento aprofundado sobre os pilares da Pedagogia da Alternância, tais como a Associação Local, a Alternância, o Desenvolvimento do Meio e a Formação Integral, bem como as ferramentas pedagógicas e a relação entre tempo escola e tempo comunidade;
- Capacidade de compreender e aplicar os conceitos e práticas relacionadas à Pedagogia da Alternância e Agroecologia para a promoção do desenvolvimento sustentável e da profissionalização rural;
- Habilidade para desenvolver projetos de intervenção em Pedagogia da Alternância, utilizando técnicas de diagnóstico participativo, definição de objetivos e estratégias de intervenção, monitoramento e avaliação;
- Habilidade para atuar em contextos rurais, compreendendo as especificidades e desafios da educação do campo e da Pedagogia da Alternância;
- Habilidade para trabalhar em equipe e articular-se com as comunidades locais, escolas e organizações do campo;
- Capacidade de reflexão crítica sobre a prática pedagógica, compreendendo os processos educativos em suas dimensões políticas, sociais e culturais;
- Capacidade de comunicação oral e escrita, a fim de transmitir seus conhecimentos e experiências, bem como produzir relatórios e projetos de intervenção em Pedagogia da Alternância.