PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO

Objetivo do Curso: Capacitar os professores do Ensino Fundamental para trabalhar o componente curricular de Ensino Religioso a partir do conhecimento produzido no âmbito das diferentes áreas do conhecimento científico das Ciências Humanas e Sociais, notadamente das Ciências da Religião. E tratar os conhecimentos religiosos a partir de pressupostos éticos e científicos, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção. Isso implica abordar esses conhecimentos com base nas diversas culturas e tradições religiosas, sem desconsiderar a existência de filosofias seculares de vida.

Público alvo: Profissionais da educação básica, da rede estadual, que atuam no Ensino Fundamental.

ESTRUTURA DO CURSO:

Módulo 1: Introdução aos Estudos Interdisciplinares de Cultura, Religião e Filosofia de Vida (30 horas)

Ementa: Histórico e conceituação da interdisciplinaridade. Perspectivas teóricas dos estudos culturais, religiosos e filosóficos. Aplicação dos estudos interdisciplinares na contemporaneidade. Epistemologia das Ciências Humanas

Módulo 2: Diversidade Religiosa (30 horas)

Ementa: Manifestações culturais, religiosas e filosofias de vida, experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. O Ensino Religioso e a diversidade cultural e religiosa no Brasil. Diálogo inter-religioso e interculturalidade. Convivência com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.

Módulo 3: Religião e Sociedade (30 horas)

Ementa: As relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. Religião e sociedade: perspectivas históricas e contemporâneas. O papel das religiões na formação de valores éticos e morais. Religião e meio ambiente: uma visão interdisciplinar.

Módulo 4: Intolerância Religiosa (30 horas)

Ementa: Discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência, especialmente de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz. O Ensino Religioso como ferramenta de combate à intolerância religiosa. Identificação de práticas discriminatórias e preconceituosas. A importância da educação para a convivência pacífica entre as diferentes tradições religiosas.

Módulo 5: Produção de Material Didático (30 horas)

Ementa: Metodologias e técnicas para o ensino de Ensino Religioso. Elaboração de material didático para o Ensino Religioso. Recursos didáticos para o Ensino Religioso. Avaliação do Ensino Religioso. Práticas pedagógicas para o Ensino Religioso. Planejamento de aulas de Ensino Religioso. Desenvolvimento de projetos educacionais em Ensino Religioso. Reflexão sobre o papel do professor de Ensino Religioso na formação integral do indivíduo.

Módulo 6: Práticas Pedagógicas do Ensino Religioso (30 horas)

Ementa: Práticas pedagógicas para o Ensino Religioso. Planejamento de aulas de Ensino Religioso. Desenvolvimento de projetos educacionais em Ensino Religioso. Reflexão sobre o papel do professor de Ensino Religioso na formação integral do indivíduo.

METODOLOGIA DO CURSO: O curso de aperfeiçoamento será ofertado na modalidade EAD – 100% online com estudos de caso, debates, trabalhos em grupo, exercícios e atividades individuais, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e estimular a reflexão crítica sobre as Práticas Pedagógicas do Ensino Religioso.

AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação em sala de aula, a realização de trabalhos individuais e em grupo, a apresentação de seminários, bem como pode ser elaborado um projeto final de intervenção em uma escola pública ou privada, contemplando o tema Práticas Pedagógicas do Ensino Religioso.

CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.

CARGA HORÁRIA: 180 horas

DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 19ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOFF, L. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 58ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

GHIRALDELLI Jr, P. Filosofia da educação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.

MORAIS, C. Ensino religioso e diversidade cultural: subsídios para a prática pedagógica. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VÁRIOS AUTORES. O Ensino Religioso na perspectiva do diálogo inter-religioso e da educação para a paz. Brasília: MEC/SEB, 2010. (Coleção diálogo inter-religioso e educação para a paz, v. 2).

VÁRIOS AUTORES. Ensino religioso no Brasil: formação de professores e perspectivas teórico-metodológicas. São Paulo: Paulinas, 2015.

ZILLES, U. (Org.). Ensino religioso e ensino de história: diálogos possíveis. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2014.

CORPO DOCENTE:

1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.

2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.

3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).

4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).

5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.

6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.

7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.

8 – Me. Dinorá Fátima Gonçalves Moraes: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992) e Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP; Orientadora Educacional na E. E. Prof. Vicente Lopes Perez; coordenadora do setor de estágios e práticas de ensino do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP. Professora orientadora do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da UNIFUCAMP. Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo/SEE/MG.

O PERFIL DO EGRESSO:

  • Compreender os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos;
  • Identificar e analisar as manifestações culturais, religiosas e filosofias de vida, experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
  • Desenvolver habilidades para conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
  • Conhecer e analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente;
  • Identificar e problematizar os discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência, especialmente de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz;
  • Produzir material didático com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso, visando contribuir para o aprimoramento do Ensino Religioso nas escolas e instituições de ensino.