PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Objetivo do Curso: Capacitar os profissionais da Educação Básica para atuar na prevenção e na redução das situações de violência no ambiente escolar da rede pública estadual de Minas Gerais.

Público alvo: Profissionais da Educação Básica da rede estadual.

ESTRUTURA DO CURSO:

Módulo 1: Violência no ambiente escolar (30 horas)

Ementa: Bases conceituais da violência. Violência e suas várias dimensões. Violências que se expressam: na escola, à escola e da escola. Tipos de violência: física, verbal e digital.

Módulo 2: Violência: causas e consequências (30 horas)

Ementa: Influência da sociedade na indisciplina escolar. Consequência da violência: desempenho escolar, saúde mental. Indisciplina na escola: causas, prevenções e enfrentamento. Juventude e violência.

Módulo 3: Bullying na escola. (30 horas)

Ementa: Caracterizando o bullying. Um conceito e três limites. Direitos humanos: prevenir e enfrentar o bullying. Conflitos como oportunidade de aprendizagem.

Módulo 4: Gênero, Sexualidade e ‘Raça’: dimensões da violência no contexto escolar (30 horas)

Ementa: Cultura e diferença entre os sexos. Papeis de gênero e violência. Violência nas relações afetivo-sexuais na escola. Homofobia e racismo: formas de violência.

Módulo 5: Escola e prevenção da violência (30 horas)

Ementa: Papel da escola na prevenção da violência escolar. Atributos de uma escola inovadora no enfrentamento da violência. Possibilidades de ação. Valorização no protagonismo estudantil.

Módulo 6: Estratégias de combate à violência. (30 horas)

Escola e a rede de proteção de crianças e adolescentes. Articulação entre a escola e o Conselho Tutelar. Rede em ação. Construindo um projeto coletivo.

METODOLOGIA DO CURSO: O caminho a ser trilhado se pautará em modalidade EAD- 100% online e neste sentido o recurso de uma metodologia ativa potencializada pela tecnologia digital. Buscará um maior protagonismo do aluno participante.

AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação nas atividades propostas com estudos de caso, análise de vídeos, participação em fóruns de debate, elaboração de projeto de intervenção pedagógica. O processo de avaliação se dá dentro de uma perspectiva formativa e, portanto, acontece no decorrer do curso.

CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.

CARGA HORÁRIA: 180 horas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São Paulo: Moderna, 2003. CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002.

FERNÁNDEZ, Isabel. Prevenção da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade. São Paulo: Madras, 2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GONÇALVES, Maria Augusta S. Violência na escola, práticas educativas e formação do professor. IN: Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 635-658, set./dez. 2005.

GOTZENS, Concepción. A disciplina escolar: prevenção e intervenção nos problemas de comportamento. Trad. Fátima Murad. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Unesco, 2009.

LATERMAN, Ilana. Violência e incivilidade na escola: nem vítimas nem culpados. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000. FANTE, Cleo. Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campina – SP: Verus, 2005.

MUNANGA, K. As facetas do racismo silenciado. In: SCHWARCZ, L. M. & QUEIROZ, R. da S. (Orgs.). Raça e Diversidade. São Paulo: Edusp, Estação Ciência, 1996.

ROHDEN, F. et al. (Org). Gênero e Diversidade na Escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, orientação e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Cepesc, 2009.

TIGRE, Maria das Graças do Espirito Santo. Violência na escola: representações dos sujeitos envolvidos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa – PR, 2002

CORPO DOCENTE:

1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.

2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.

3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).

4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).

5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.

6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.

7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.

O PERFIL DO EGRESSO:

  • Identificar os principais fatores de risco e proteção para a ocorrência de violência na escola e na comunidade.
  • Conhecer as diferentes formas de violência que ocorrem no ambiente escolar e sua relação com as questões sociais, culturais, políticas e econômicas.
  • Desenvolver estratégias preventivas e interventivas para reduzir a violência na escola e na comunidade, baseadas em evidências científicas e em uma perspectiva de promoção da cultura de paz.
  • Promover o diálogo e a comunicação efetiva entre os diferentes atores envolvidos no contexto escolar (alunos, pais, professores, gestores, funcionários), visando à construção de relações de respeito, tolerância e cooperação.
  • Estabelecer parcerias com instituições e organizações da comunidade, a fim de articular ações conjuntas para prevenção e redução da violência.
  • Realizar o monitoramento e a avaliação dos programas e ações de prevenção e redução da violência na escola, visando à melhoria contínua da qualidade e efetividade das intervenções.