PROJETOS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Objetivo do Curso: Capacitar os profissionais da educação para fomentar a aplicação de projetos e inovações na educação e nas ações pedagógicas, de forma a possibilitar o maior interesse e participação do estudante no currículo, através da utilização de recursos midiáticos e tecnológicos.

Público alvo: Profissionais da educação básica, da rede estadual.

ESTRUTURA DO CURSO:

Módulo 1: História das tecnologias educacionais no Brasil e no mundo (30 horas)

Ementa: Conceitos iniciais sobre tecnologia educacional. Surgimento e evolução das tecnologias educacionais no Brasil e no mundo. Compreensão, discussão e avaliação de tendências do pensamento educacional por meio dos tempos históricos. Contextualização da relação entre Educação, Estado e Sociedade. As congruências entre tecnologia e educação.

Módulo 2: Projeto escolas inovadoras (30 horas)

Ementa: Práticas inovadoras. Gestão e Avaliação de Projetos Educacionais. Função social do ensino e da concepção sobre os processos de aprendizagem. A relação entre professor e tecnologia na educação. As relações interativas existentes, na sala de aula, entre professores e alunos.

Módulo 3: Educomunicação como estratégia de aprendizagem (30 horas)

Ementa: O que é Educomunicação. Diferença entre TICs e Educomunicação. Comunicação, escola e comunidade. O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. A importância da comunicação na educação.

Módulo 4: Mídias Digitais na Educação (30 horas)

Ementa: A tecnologia e o novo perfil dos estudantes, o aluno dos dias atuais: nativos digitais. Letramento digital. Ética na cultura digital. O uso dos recursos midiáticos na educação. Plataforma Canva. Redes sociais virtuais. Vídeos, TikTok e Podcast.

Módulo 5: Produção de objetos de aprendizagem, aplicativos e softwares educacionais (30 horas)

Ementa: A educação articuladora dos espaços do conhecimento. O pensamento computacional como potencial para a colaboração em projetos interdisciplinares na área da educação. Objeto de aprendizagem. Software Educativo.

Módulo 6: Como criar um projeto educacional inovador (30 horas)

Ementa: Educação tradicional versus educação para a modernidade. Conceito de Projeto. O que é pedagogia de projetos. Por que e como inovar. A interdisciplinaridade e os projetos. Estrutura e funcionamento de um projeto. Etapas de elaboração.

METODOLOGIA DO CURSO: Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados na modalidade EAD – 100% online com estudos de caso, debates, trabalhos em grupo, exercícios e atividades individuais, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e estimular a reflexão crítica sobre Projetos e inovação na educação no contexto educacional brasileiro.

AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação em sala de aula, a realização de trabalhos individuais e em grupo, a apresentação de seminários, bem como a elaboração de um projeto final de intervenção em uma escola pública ou privada.

CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.

CARGA HORÁRIA: 180 horas

DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MORAN, J. M; BEHRENS, M. A; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003.

MOURA, Dácio G. de. e BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de projetos educacionais. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. Tecnologias educacionais. São Paulo: Érica, 2015.

NOGUEIRA, Nibo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao

desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. 2014.

TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SOUZA, Márcio Vieira. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre inovação na educação. [Livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2018.

VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In VALENTE, J. A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp-nied, 1999.

CORPO DOCENTE:

1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.

2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.

3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).

4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).

5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.

6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.

7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.

8 – Me. Dinorá Fátima Gonçalves Moraes: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992) e Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP; Orientadora Educacional na E. E. Prof. Vicente Lopes Perez; coordenadora do setor de estágios e práticas de ensino do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP. Professora orientadora do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da UNIFUCAMP. Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo/SEE/MG.

O PERFIL DO EGRESSO:

  • Domínio de técnicas de elaboração de projetos educacionais: os egressos estarão aptos a planejar, desenvolver e implementar projetos educacionais inovadores e alinhados às necessidades e demandas do mercado.
  • Conhecimento de tecnologias educacionais: os egressos serão capazes de utilizar tecnologias educacionais para inovar o processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças e exigências do mundo digital.
  • Habilidade de liderança e gestão de equipes: os egressos serão capazes de liderar equipes de trabalho e gerenciar projetos, estimulando a criatividade e a colaboração em um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
  • Visão crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica: os egressos terão desenvolvido uma visão crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica, estando aptos a analisar e avaliar as ações desenvolvidas na sala de aula, com o objetivo de promover melhorias contínuas.
  • Capacidade de pesquisa e análise de dados: os egressos serão capazes de realizar pesquisas e análises de dados, identificando tendências e comportamentos no processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão.
  • Conhecimento de novas metodologias de ensino: os egressos terão conhecimento de novas metodologias de ensino, como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, entre outras, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprendizagem e tornar o processo mais dinâmico e efetivo.
  • Compreensão das políticas educacionais: os egressos terão compreensão das políticas educacionais vigentes e dos desafios enfrentados pelo setor educacional, estando aptos a propor soluções inovadoras para atender às demandas do mercado e às necessidades dos alunos.