RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Objetivo do Curso: Capacitar os professores da educação básica da rede estadual para desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e os princípios educacionais antirracistas para a efetivação de ações voltadas ao cumprimento das Leis nº10.639/2003 e 11645/2008.

Público alvo: Profissionais da Educação Básica da rede estadual.

ESTRUTURA DO CURSO:

Módulo 1: Fundamentos das relações étnico-raciais (30 horas)

Ementa: Conceitos de etnia e raça. Diferenças e similaridades entre os conceitos de etnia e raça. A construção social e histórica das categorias étnicas e raciais. Aspectos culturais e históricos da diversidade étnica e racial

Módulo 2: Relações étnico-raciais no Brasil (30 horas)

Ementa: A história das relações étnico-raciais no Brasil. As diferentes perspectivas teóricas sobre as relações étnico-raciais no Brasil. A formação da identidade brasileira e a influência das questões étnico-raciais

Módulo 3: Educação e diversidade étnico-racial (30 horas)

Ementa: A relação entre educação e as questões étnico-raciais. A importância da diversidade étnico-racial na formação de professores. Estratégias para a promoção da equidade e da justiça na educação. Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008. A relação entre as questões étnico-raciais e a diversidade no ambiente escolar. A importância do reconhecimento da diversidade étnico-racial na construção de uma escola inclusiva. Estratégias para promover a diversidade étnico-racial no ambiente escolar

Módulo 4: Combate ao racismo e discriminação (30 horas)

Ementa: A importância do combate ao racismo e à discriminação. A legislação brasileira sobre o combate ao racismo e à discriminação. Ações afirmativas e sua contribuição para o combate ao racismo e à discriminação. Estratégias para promover a cultura de respeito à diversidade étnico-racial. A relação entre o Direito e a educação para a diversidade. A legislação brasileira sobre a diversidade étnico-racial. A educação para os direitos humanos e a diversidade étnico-racial. Estratégias para a promoção da educação para a diversidade étnico-racial

Módulo 5: Gênero, raça e mundo do trabalho (30 horas)

Ementa: A relação entre gênero, raça e mundo do trabalho. A influência das questões étnico-raciais e de gênero nas desigualdades do mercado de trabalho. As políticas públicas para a promoção da equidade étnico-racial e de gênero no mercado de trabalho. Estratégias para promover a diversidade étnico-racial e de gênero no mercado de trabalho. A relação entre a diversidade étnico-racial e o Projeto Político Pedagógico das escolas. A importância da inclusão da diversidade étnico-racial no Projeto Político Pedagógico das escolas

Módulo 6: Práticas pedagógicas e implementação das Leis nº10.639/2003 e 11645/2008 (30 horas)

Ementa: A importância do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena para a formação da identidade nacional e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As principais diretrizes e orientações curriculares para o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Estratégias e metodologias para a implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na prática pedagógica. Análise e seleção de materiais didáticos e recursos pedagógicos

para o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares voltados para a valorização da cultura afro-brasileira e indígena. Avaliação e monitoramento da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 e da prática pedagógica em relação à diversidade cultural.

METODOLOGIA DO CURSO: O curso de aperfeiçoamento será ofertado na modalidade EAD – 100% online com estudos de caso, debates, trabalhos em grupo, exercícios e atividades individuais, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e estimular a reflexão crítica sobre as questões étnico-raciais no contexto educacional brasileiro.

AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação em sala de aula, a realização de trabalhos individuais e em grupo, a apresentação de seminários, bem como pode ser elaborado um projeto final de intervenção em uma escola pública ou privada, contemplando o tema das relações étnico-raciais.

CERTIFICAÇÃO: Será fornecido certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75% e alcançarem a média mínima de 7,0 em todas as atividades e trabalhos propostos.

CARGA HORÁRIA: 180 horas

DURAÇÃO DO CURSO: O curso será realizado em 6 meses, com encontros online.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRANDÃO, Zaia; STREY, Marlene Neves. Psicologia Social e Relações Raciais: Estudos sobre Branquitude e Branqueamento no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2006.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o Feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. São Paulo: Perseu Abramo, 2017.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. São Paulo: Editora da UNESP, 2017.

HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Relações raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: Identidade Nacional versus Identidade Negra. Petrópolis: Vozes, 1999.

PAIXÃO, Marcelo. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

SANTOS, Sales Augusto dos. Ações afirmativas no ensino superior: Um estudo das cotas para negros e indígenas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2018.

CORPO DOCENTE:

1 – Me. Heber Junio Pereira Brasão: Possui graduação em LICENCIATURA EM LETRAS – FACIHUS – FUCAMP. Licenciatura plena em Filosofia. Licenciatura Plena em Sociologia. Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha trabalho, educação e sociedade (2021), Pós graduado em Inspeção e supervisão escolar, Pós graduado em Linguística, Coordenador do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Inglês no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do curso de Letras Português/Espanhol no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Coordenador das Atividades Teórico-práticas (ATPA) do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Comitê de Ética e pesquisa do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP); Membro do Conselho Editoral da Editora UNIFUCAMP.

2 – Me. Beatriz Nunes Santos e Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), graduação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atualmente atua como professora do Centro Universitário Mário Palmério na cidade de Monte Carmelo-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professora Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, aprendizagem, educação, escola, didática.

3 – Me. Francine Borges Silva: Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia – FCU – e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas – FINOM – (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002).

4 – Dr. Gustavo Araújo Batista: Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 1997-2001); graduação incompleta em Filosofia pela mesma universidade (UFU; 1998); graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER; 2021-2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU; 2002-2003). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; 2005-2008). Pós-Doutorado em Educação pela sua alma-mater (UFU; 2010-2011). Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE; desde 2009) e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP; desde 2002). Tem experiência docente tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de pesquisa na pós-graduação stricto sensu em Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (relações entre Educação e Filosofia). De 2011 a 2015, atuou como Pesquisador da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre o Professor da Região Centro-Oeste). A partir de 2015, passou a figurar entre os membros acadêmicos do ATINER (Athens Institute for Education and Research – Instituto de Atenas para Educação e Pesquisa), na Divisão de Pesquisa de Artes e Humanidades (Arts & Humanities Research Division).

5 – Me. Suzele Sany Lacerda Alves: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cidade de Coromandel (2009) com especialização em Didática e Metologia do Ensino Superior pela mesma instituição (2011), especialista em Teologia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Membro do Grupo de Pesquisa NEPFE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (UFU). Experiência na rede privada de ensino na docência da educação básica e em cursos técnicos com a disciplina de Psicologia Aplicada, supervisão e direção escolar. Conselheira Tutelar do município de Coromandel no triênio 2006-2009. Presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2013-2016). Diretora de cultura e Turismo do Município de Coromandel, membro do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coromandel – CODEMPACC. Atualmente docente do curso de pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica e do curso de Pedagogia da Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério.

6 – Me. Termísia Luiza Rocha: Servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de MG. Professora no Curso de Pedagogia na Unifucamp – Monte Carmelo/MG. Graduada em Pedagogia pela Unicerp – Universidade do Cerrado de Patrocínio/MG (2003). Pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar pela Unifucamp – Universidade Mário Palmério de Monte Carmelo/MG (2007). Mestrado em Educação pela UNIUBE – Universidade de Uberaba (2013). Doutoranda em Educação pela UFU/MG. Estudante de Graduação em Letras/Inglês na UNIP – Universidade Paulista (2022). Estudante de Bacharelado em Serviço Social na Unicesumar (2022). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG.

7 – Dra. Márcia Regina Gonçalves Cardoso: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.

8 – Me. Dinorá Fátima Gonçalves Moraes: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992) e Mestrado Profissional pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP; Orientadora Educacional na E. E. Prof. Vicente Lopes Perez; coordenadora do setor de estágios e práticas de ensino do Centro Universitário Mário Palmério-UNIFUCAMP. Professora orientadora do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da UNIFUCAMP. Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo/SEE/MG.

O PERFIL DO EGRESSO:

  • Capacidade de compreender a importância da diversidade étnico-racial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
  • Conhecimento sobre as desigualdades étnico-raciais existentes na sociedade brasileira e suas implicações no ambiente escolar e no mundo do trabalho;
  • Habilidade para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e equitativas, promovendo o respeito à diversidade étnico-racial;
  • Conhecimento sobre a legislação brasileira relacionada às questões étnico-raciais e sua aplicação na educação;
  • Habilidade para implementar políticas públicas e ações afirmativas para a promoção da equidade étnico-racial e de gênero no ambiente escolar e no mundo do trabalho;
  • Capacidade de avaliar e monitorar a implementação de políticas públicas e ações afirmativas relacionadas às questões étnico-raciais;
  • Conhecimento sobre as teorias raciais críticas e sua aplicação na educação e na sociedade como um todo;
  • Habilidade para construir projetos políticos pedagógicos inclusivos e equitativos, contemplando a diversidade étnico-racial;
  • Capacidade de atuar de forma ética e comprometida com a promoção da igualdade étnico-racial em diferentes contextos.