CPA

A Avaliação Institucional é um processo de acompanhamento contínuo das atividades e da implementação de mudanças necessárias nas Instituições de Ensino Superior, e tem como principais objetivos: assegurar um processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, melhorar a qualidade do ensino, orientar a expansão da oferta, aumentar a eficácia institucional na sua efetividade acadêmica e social e especialmente aprofundar sobre os compromissos e responsabilidades sociais.

O trabalho da CPA/UNIFUCAMP de avaliação institucional está regulamentado pela Lei federal nº 10.861/04, artigo 11 e pelo Regimento da CPA/UNIFUCAMP. A referida Lei institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que lançou as bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior e que determinou a criação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, em cada IES, com as atribuições de conduzir o processo de avaliação interna, de sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP. 

O processo de autoavaliação do UNIFUCAMP ocorre em consonância com os cinco Eixos Temáticos, que estão subdivididos em dez dimensões, previstos no Instrumento de Avaliação organizado pelo MEC. Dessa forma, garante a sintonia entre as avaliações – interna e externa, pois as duas contemplam as dez dimensões previstas pelo SINAES. a saber:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional: dimensão 8 – Planejamento e Avaliação, do SINAES e o Relato Institucional;
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional: dimensões: 1 – Missão e PDI e 3-Responsabilidade Social da Instituição; 
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas: dimensão 2 – Políticas para o Ensino a Pesquisa e Extensão, dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade; e, dimensão 9 – Políticas de Atendimento aos Discentes; 
  • Eixo 4: Políticas de Gestão: dimensões 5 –  Políticas de  Pessoal; 6 – Organização e Gestão da Instituição; e,  10 –  Sustentabilidade Financeira;
  • Eixo 5: Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 – Infraestrutura Física.
MembroSegmento que Representa
Dra. Cristina Soares de SousaCoordenadora
Me. Francine Borges SilvaCoordenador – Suplente
Dra. Roselaine das Chagas FonsecaRepresentante dos Docentes – Titular
Me. Heber Junio Pereira BrasãoRepresentante dos Docentes – Suplente
Hugo Naves de AraújoRepresentante dos Discentes – Titular
Taynara MonteiroRepresentante dos Discentes – Suplente
Denise Dias Alves CoccoRepresentante Técnico-administrativo – Titular
Priscilla Amaral Lima VilelaRepresentante Técnico-administrativo – Suplente
Paulo Roberto Amaral LimaRepresentante da Sociedade Civil Organizada – Titular
Neivia Elisângela Rodrigues CostaRepresentante da Sociedade Civil Organizada – Suplente

A CPA do UNIFUCAMP tem por finalidade:

  • Coordenar e conduzir os processos de autoavaliação da Instituição, bem como de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP;
  • Articular os processos de avaliação interna e externa, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;
  • Tornar a prática avaliativa uma ação norteadora da instituição.
  • Promover a autoavaliação como uma ferramenta de diagnóstico institucional;
  • Coordenar e implementar a autoavaliação;
  • Estimular a participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação;
  • Produzir conhecimento e alternativas para a tomada de decisões estratégicas dos dirigentes da Instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços desenvolvidos;
  • Divulgação permanente dos resultados da CPA e elaboração conjunta de plano de ação, envolvendo a gestão acadêmica, Coordenadores de Cursos e Núcleo Docente Estruturante;
  • Estimular a melhoria da qualidade das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão e das atividades de gestão da Faculdade do UNIFUCAMP.
  • Desenvolver o processo de autoavaliação com foco no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, em conformidade com as dimensões da avaliação institucional;
  • A avaliação terá um caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica a da instituição como um todo;
  • A condução do processo de avaliação deverá garantir a participação dos membros da comunidade acadêmica, tanto nos processos avaliativos e implementação, como na utilização dos resultados, que se traduz em medidas direcionadas ao aperfeiçoamento da instituição;
  • O processo de avaliação interna acontecerá em consonância com a avaliação externa;
  • A avaliação será contínua e sistemática, a fim de promover o constante aperfeiçoamento, reflexão e redefinição de objetivos.