NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS (NPJ)

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP é o setor encarregado de supervisionar as atividades de Prática Jurídica e Estágio Supervisionado do Curso do Direito. Tem como objetivo a prestação de assistência jurídica gratuita à comunidade carente de recursos financeiros, proporcionando, também, as práticas jurídicas aos estudantes, no âmbito da própria Instituição.

O NPJ conta com um Regulamento próprio, que objetiva regular as atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, o qual é executado pelos professores do NPJ, juntamente com o Colegiado do Curso.

A atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) irá proporcionar aos estudantes participarem de situações reais e simuladas no âmbito das profissões jurídicas, bem como a análise, reflexão e crítica de cada uma; articulando assim o ensino, pesquisa e extensão. Suas atividades visam tanto à mediação e à conciliação de conflitos, como a sua solução com o acompanhamento de processos administrativos e judiciais.

Para tanto, sua sede conta com toda a estrutura necessária para o atendimento das pessoas e para o fornecimento de estágio aos estudantes do curso de Direito da Instituição. O NPJ conta com recepção, salas de atendimento, sala de conciliação e sala do advogado, dispondo ainda de acervo bibliográfico próprio e de um moderno sistema informatizado de gestão de serviços e com um amplo laboratório de informática com programas especializados para as práticas de processos digitais.

Assim, o NPJ oferecerá aos acadêmicos do Direito, o estágio na modalidade simulada; laboratório de prática jurídica com aplicação de casos fictícios; elaboração de peças processuais nas áreas civil; criminal; trabalhista, constitucional; tributária e administrativa; participação em audiências e Tribunal de Júri simulados; acompanhamento de audiências reais; realização de visitas orientadas a Órgãos Judiciais, além de oferecer atendimento jurídico às pessoas de mais baixa renda em Monte Carmelo e Microrregião.

REGULAMENTO INTERNO DO NPJ (em atualização)

Coordenação de Núcleo de Práticas Jurídicas

Professores:

  • Prof. Henrique Martins Monteiro Alves
  • Profª Mardeli Maria da Mata

Horário de atendimento:  das 12h30 às 16h30.

Local: No próprio Campus da Instituição – Bloco do Curso de Direito
Endereço:  Av. Brasil Oeste, s/n – Jardim Zenith II
Mais informações: (34) 3842-5272 – ramal: 62