PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA IRLANDA

19/03/2019

Programa conjunto entre a Diretoria de Relações Internacionais – DRI e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. A iniciativa é parte do Programa de Desenvolvimento Continuado (CPB), parceria entre a CAPES e o Mary Immaculate College.

O Programa tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na coordenação ou supervisão pedagógica das escolas públicas de educação básica.

Tipo de programa

Capacitação.

Objetivo

O Programa tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na coordenação ou supervisão pedagógica das escolas públicas de educação básica que realizarão curso de especialização em educação, a ser realizado no Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda.

A proposta pedagógica do curso tem por objetivo, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica.

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade de curso

Especialização

• Passagem aérea internacional ida e volta;
  • Auxílio instalação;
  • Ajuda de custo mensal;
  • Seguro saúde;
  • Deslocamento na Irlanda: aeroporto/universidade/aeroporto;
  • Alojamento em instalações do Mary Immaculate College;
  • Taxas escolares e materiais didáticos do curso;
  • Passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.

Doze (12) meses.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do envio de documentos e preenchimento do formulário de inscrição online.

Requisitos e condições

• Ter obtido a nota mínima estabelecida para o teste de proficiência em língua inglesa;
  • Possuir graduação em Licenciatura;
  • Comprovar exercer o cargo de Coordenador Pedagógico ou de Supervisor Pedagógico em escola pública, ser concursado, com estágio probatório concluído, no ato da inscrição;
  • Carecer, quando do retorno ao Brasil, em seu exercício laboral por tempo não inferior a 5 (cinco) anos para obter aposentadoria;
  • Possuir nacionalidade brasileira. No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente;
  • Elaborar um projeto de trabalho para a coordenação ou supervisão pedagógica, a partir da sua própria experiência profissional e da realidade socioeducacional da escola onde atua.
  • Assumir o compromisso de realizar atividade de disseminação dos conhecimentos, bem como participar como multiplicador, quando solicitado pela Capes ou pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro de outras entidades para objetivos similares ao deste edital, sob pena de cancelamento do benefício e de ressarcimento dos valores pagos, conforme legislação aplicável à matéria.
  • Não ter participado do Programa SETEC-CAPES/NOVA ou de Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI/CAPL/Certificate).
  • Não possuir restrições junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal e na conta Diversos Responsáveis, do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI;
  • Possuir seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Eletrônica da Capes, disponível em http://freire.capes.gov.br, com todas as informações referentes a sua formação acadêmica e sua atuação profissional na educação básica;
  • Possuir Passaporte válido até setembro de 2020, no mínimo.

Mais informações em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-de-desenvolvimento-de-profissionais-da-educacao-basica-na-irlanda

Fonte: http://www.capes.gov.br