Do Campus VI da UNIUBE à FUCAMP – O maior legado de Mário Palmério para Monte Carmelo
Luciano Limírio Carvalho – Professor da FUCAMP e ex-coordenador do Campus VI da Uniube em Monte Camelo
Monte Carmelo pode hoje muito se orgulhar de possuir uma faculdade de excelente nível e que tem em seu nome, uma homenagem a um dos carmelitanos mais ilustres que esta terra já teve.
E por que falar deste personagem?
É simples. A FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério, tem a sua existência lastreada no sonho de Mário de Ascenção Palmério, educador, escritor, político, tendo sido Deputado Federal e Embaixador do Brasil no Paraguai, membro da ABL – Academia Brasileira de Letras, e que nasceu em Monte Carmelo no dia 1º de março de 1916 e faleceu no dia 24 de setembro de 1996, tendo sido sepultado em nossa cidade, por imposição da vontade do próprio Mário Palmério, em ato lavrado em escritura pública em vida.
A história da FUCAMP, como mencionado, inicia-se implicitamente na mistura de sonho e visão empreendedora de Mário Palmério que, sendo filho da terra, com o coração carmelitano batendo forte no peito, vê ainda um potencial enorme no município para abrigar uma faculdade, pois Monte Carmelo, já na época, polarizava uma microrregião composta de várias cidades, todas num raio de sessenta quilômetros: como Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Iraí de Minas, Nova Ponte, Romaria e até mesmo de Patrocínio, e que poderia receber alunos destas cidades, ansiosos por cursos de nível superior.
Desta forma, por iniciativa do Professor Mário Palmério, em finais de 1989, foi realizada uma reunião, onde estavam presentes, entre outros, o Prefeito Aldo de Sousa Filho, Edson Cardoso Nunes, Galileu Batista, o Vice-Prefeito Municipal Braulino Martins Mundim Filho – Biba e o Professor Mário Palmério e sua equipe, onde foi comunicado que o Conselho Universitário da Universidade de Uberaba – UNIUBE, autorizou a implantação e funcionamento dos Cursos de Administração e Pedagogia em nossa cidade e já ficou definido, inclusive, datas de vestibulares para os dias 15, 16 e 17 de Janeiro de 1990, na cidade de Uberaba, tendo sido assinado os termos de instalação do Campus VI da UNIUBE em Monte Carmelo.
Em ato contínuo foi celebrado um termo de Comodato do terreno de 39.116,00 m2, entre o empresário Sr. José Rocha Mundim, filhos, genros e noras, e a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da UNIUBE, terreno este, onde funciona atualmente a FUCAMP.
O Campus VI de UNIUBE iniciou suas atividades em 1990, no prédio do antigo Colégio JK, onde depois de um certo tempo, com a saída do professor Edson Cardoso Nunes, foi nomeado Coordenador do Curso o então Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, o advogado Luciano Limírio de Carvalho, que passou também a ministrar aulas de EPB- Estudo de Problemas Brasileiros, nos cursos de Administração e Pedagogia.
A partir de então, o Professor Mário Palmério passou a ter constantes contatos com a comunidade carmelitana, em Monte Carmelo ou em Uberaba, onde se reunia constantemente com o Coordenador do Campus Luciano Limirio de Carvalho e em muitas vezes, tendo a companhia do Professor Guilherme Marcos Ghelli, professor da instituição e um dos maiores incentivadores da UNIUBE em nossa cidade.
No início do ano de 1995, ficou pronto o primeiro prédio na sede própria do Campus VI e início do segundo bloco com alguns equipamentos como poço artesiano e caixa para depósito de água com capacidade para 50.000 litros.
No dia 24 de Outubro de 1996 foi inaugurado o bloco principal do Campus VI de Monte Carmelo, dotado na ocasião de salas de aula amplas, secretária, biblioteca, copa e cozinha, sala de professores, sala de coordenador, banheiros, tudo com arrojada arquitetura, tendo em sua entrada principal, vistosas colunas em estilo grego, de efeito visual muito bonito.
Por ocasião da inauguração e mudança dos cursos para o novo prédio, foi celebrada uma missa em louvor à alma de Mário Palmério, mentor e realizador da UNIUBE de Monte Carmelo, missa celebrada pelo então padre Vilson Vieira Borges.
Na oportunidade, as pessoas foram recepcionadas pelo Coordenador Luciano Limirio de Carvalho e membros da Direção da UNIUBE de Uberaba, que recepcionaram várias autoridades, como o Prefeito Municipal Dr. Saulo Faleiros Cardoso, o Vice-Prefeito e Professor da escola, Guilherme Marcos Ghelli, a Diretora da 21ª Delegacia Regional de Ensino, Maria Imaculada Canêdo, diretores e professores de várias escolas de Monte Carmelo, professores da UNIUBE, empresários e populares.
Em 27 de março de 1997, o Diário Oficial da União trouxe a publicação da Portaria de nº 482, do Ministério da Educação e Cultura, reconhecendo o curso de Administração e uma semana depois a Portaria de Convalidação do Curso de Pedagogia.
No decorrer desses anos, vários professores fizeram parte da vida acadêmica da UNIUBE de Monte Carmelo, como Fernando Sabino de Oliveira, Fernando Lage, Alcione Antônia Veloso, Conceição Aparecida Alves Paulino, Marcos Antônio Carneiro, Mário Roberto Filho, Vicente Rodrigues Resende, Ângela Maria Paulino, Patrícia Pereira Melo Portilho, Rose Mary Gonçalves, Wando Felipe dos Santos, Luiz Umberto Ribeiro, Durcésio Alves Resende, Haroldo Rodrigues Pena, Guilherme Marcos Ghelli, Luciano Limirio de Carvalho, Divaldo Cunha, Rosana Castejon, José Humberto C. Soares, José Edmundo Brugger Cardoso, Maria Marta Chaves Nascimento, entre outros. Nesse período, a UNIUBE – Campus VI de Monte Carmelo, formou oito turmas de Administração e uma Turma de Pedagogia, e em muitas contou com a presença do Prof. Mário Palmério na solenidade de colação de grau dos formandos.
Com a doença de Mário Palmério e a volta de seu filho Marcelo Palmério à reitoria da Uniube, foi repensado a continuidade dos campus de Monte Carmelo e Frutal, e com o falecimento de Mário Palmério essa decisão foi concretizada, decretando o encerramento das atividades do Campus VI de Monte Carmelo e tendo início das tratativas para a transferência do patrimônio da Uniube de nossa cidade para uma nova instituição de ensino, como já era pensamento do idealizador Mário Palmério. Assim, nasceu a FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério, recebendo o nome de seu grande idealizador, o ilustre filho de Monte Carmelo.