A FUCAMP participa do Outubro Rosa
02/10/2015
O Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
No Brasil é o tipo de câncer que mais mata as mulheres, já que ainda é diagnosticado, na maioria das vezes, em estágios avançados.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
A mamografia, um dos exames mais eficazes para diagnosticar precocemente o câncer de mama, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Sintomas:
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou sanguinolenta. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que novos casos, cerca de 57.120 apareçam em 2015.
Previna-se!
A prática de atividade física e o aleitamento materno exclusivo são considerados fatores protetores. Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Fontes: Hospital do Câncer de Barretos, INCA,