FUCAMP sedia Audiência Pública da APAC

19/05/2016

Nessa quarta-feira (18), foi realizado no anfiteatro da FUCAMP uma Audiência Pública para discutir a Implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

A ideia da implantação da APAC em Monte Carmelo surgiu em uma reunião da Pastoral Carcerária da paróquia Bom Pastor. Segundo a Advogada, membro da pastoral, e uma das diretoras do projeto da APAC, Dra. Tânia Aparecida Pena Silva, a associação será como uma extensão da pastoral que realiza diversas atividades com os presidiários, focando principalmente a parte espiritual.

Para o Dr. Thiago Melo, que também é um dos responsáveis pelo projeto, a APAC só tem a beneficiar a sociedade. “Há a necessidade de incentivar a reabilitação dos presidiários e, envolvendo empresários e autoridades, toda a comunidade ganhará.”

O Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes garante que o método APAC é revolucionário, pois trabalha com a autodisciplina dos recuperandos, sem uso de armas.
Ainda de acordo com o Desembargador, o índice de recuperação pela APAC é bem superior ao método normal em que 80% dos presidiários retornam aos presídios. Além do mais, a APAC tem foco em preparar o presidiário para a ressocialização.

Para que o preso seja aceito no sistema da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, ele deve cumprir um ano em presídio comum e preencher um perfil específico (bom comportamento).

Segundo a Juíza, Dra. Tainá Silveira Cruvinel, o objetivo da APAC é começar a tratar o preso de uma forma diferente e inovadora para diminuir a criminalidade, preparando-o também para ingressar no mercado de trabalho.