FUCAMP sedia encontro de diretores SRE
30/10/2015
Nos dias 27 e 28 de outubro a Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo realizou, no anfiteatro da Fundação Carmelitana Mário Palmério, a 1ª Conferência Regional de Educação Básica.
Além de professores e diretores das escolas de Monte Carmelo, estiveram presentes a Subsecretária da Educação Básica, Professora Augusta Mendonça, o Superintendente de Direitos Humanos, Professor Anderson Cunha e o Gestor do Núcleo de Tecnologias, Antônio Bráz.
O objetivo do encontro foi debater e repensar a educação mineira, substituindo a cultura da repetência pela cultura da escola produtiva, apresentando assim um novo sistema reformista. Para a SRE, essa ação faz com que Minas Gerais se efetive como laboratório de experiências políticas para a educação, garantindo a base material necessária para a consolidação de um projeto norteador da melhoria na qualidade educacional.
A Subsecretária Augusta Mendonça, pontuou as ações e foi possível debater os programas e políticas públicas para a educação de Minas Gerais e o papel de cada um enquanto protagonistas dessa nova mudança. Em uma mesa redonda com os prefeitos e secretários Municipais da Educação das cidades que compõe a Jurisdição, explanou sobre o alinhamento de ações do Estado e Municípios de Minas Gerais, e em um debate profícuo, foi possível ouvir as variadas demandas de cada município.
Também foi apresentada a nova organização da Educação em Minas Gerais bem como os sujeitos da mudança: atores e ações nas escolas.
No segundo dia de Conferência, o Superintendente de Direitos Humanos, Anderson Cunha, pôde debater a respeito da Diversidade e violência na Escola, preparando os presentes para o grande Fórum que será realizando no mês de Novembro, com o intuito de, por uma cultura de paz, criar mediadores nas Escolas.
O Gestor do Núcleo de Tecnologias, responsável pela SRE de Monte Carmelo, Antônio Bráz, Chamou a atenção para o uso das novas tecnologias nas escolas, bem como o seu uso como uma ferramenta pedagógica.
Foram dois dias de intensos e proveitosos trabalhos. Estiveram reunidos com num único desejo: a construção coletiva de uma proposta pedagógica, capaz de valorizar a participação consciente, responsável e democrática.
Fonte: SRE