MEC DÁ INÍCIO AO PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA BOLSAS REMANESCENTES DO PROUNI 2021/1

03/05/2021

MEC dá início hoje (03) ao prazo de inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1

Podem concorrer a bolsas remanescentes do ProUni 2021/1 aqueles candidatos que tenham feito qualquer edição do Enem desde 2010, tendo média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

O Ministério da Educação (MEC) deu início nesta segunda-feira, 03 de maio, ao prazo de inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O prazo vai até amanhã, dia 04.

Inscreva-se aqui!

É preciso também ficar atento aos critérios de renda, já que são ofertadas bolsas de 100% para aqueles que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa, e bolsas de 50% para aqueles com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Apesar de não ter sido utilizado no ProUni 2021/1 regular, o Enem 2020 será aceito pelo MEC para as bolsas remanescentes do primeiro semestre.

Regra alterada

A regra para ocupação das bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi alterada recentemente. A partir de agora serão convocados aqueles candidatos que tiverem os melhores desempenhos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta o número de bolsas disponíveis, de forma bem semelhante ao que já acontece nas edições regulares do ProUni.

Antes das mudanças, as bolsas remanescentes eram preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos. Conforme informou o MEC, a mudança tem como objetivo diminuir os prejuízos causados por situações como quedas no sistema do programa.

ProUni

O ProUni 2021/1 disponibilizou 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais. Veja abaixo a diferença entre as bolsas de estudo:

• Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

• Bolsa parcial (50% do valor): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Excepcionalmente nesta edição os inscritos no ProUni foram selecionados pelas notas do Enem 2019. Para isso, foi necessário ter notas acima de 450 pontos nas provas do Enem e nota diferente de zero na redação.

Além disso, para se inscrever, os estudantes precisavam ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência ou ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Outros detalhes podem ser buscados no site do ProUni.

Fonte: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/