Professor da FUCAMP conclui Mestrado e já ingressa no Doutorado

17/08/2016

O Professor Adriano Mendonça, do Curso de Sistemas Para Internet da FUCAMP, defendeu recentemente sua tese de Mestrado em Engenharia de Softwere da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

O trabalho “Documentação Automatizada de APIs com Tutoriais Gerados a Partir do Stack Overflow”, consiste em desenvolver metodologias para a geração de tutoriais para Application Programming Interfaces (APIs) a partir do conteúdo do Stack Overflow (site de perguntas e respostas relacionadas ao desenvolvimento de software).

As APIs são um conjunto de padrões de programação que permite aos desenvolvedores de software utilizarem suas funcionalidades sem a necessidade de entender seus detalhes de implementação.

As metodologias utilizadas levam em consideração a complexidade de entendimento dos exemplos dos tutoriais gerados. “Nossas metodologias também são automáticas, ou seja, dado o nome de uma API, é possível gerar tutoriais a partir do conteúdo do Stack Overflow automaticamente.” Explica Adriano.
Participaram da banca examinadora o orientador Prof. Dr. Marcelo de Almeida Maia, o examinador Prof. Dr. Marcelo Keese Albertinie o Examinador Prof. Dr. Marco Tulio Valente.

O Doutorado
Com um projeto mais elaborado do trabalho de Mestrado, o Professor Adriano Mendonça ingressou no Doutorado em Engenharia de Softwere-UFU.
A proposta da pesquisa “Geração automatizada de tutorias a partir de sites de perguntas e respostas” é aprofundar a pesquisa iniciada no Mestrado, buscando aproveitar o conteúdo de sites de perguntas e respostas para produzir, de forma automática, uma documentação estruturada no formato de um tutorial para os desenvolvedores de software. Os tutoriais serão úteis pois, no geral, a documentação das tecnologias de desenvolvimento de software carecem de exemplos didáticos, algo muito frequente nos sites de perguntas e respostas.

Premiação
Com o Projeto de Doutorado, Adriano foi premiado no programa de Bolsas de Pesquisa do Google para a América Latina. No total foram 473 inscrições, sendo premiados apenas 24 projetos acadêmicos.

O programa consiste em incentivar pesquisas pioneiras em áreas relacionadas à Ciência da Computação. “Os projetos ganhadores se destacam em termos de impacto, originalidade e qualidade, e estão dentro das áreas-chave de interesse do Google”, explicou o diretor de engenharia da empresa no Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, que coordenou a seleção dos projetos.