SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA FOI UM SUCESSO

11/06/2021

O Seminário “Construção do Protagonismo Educativo: Habilidades Inovadoras e Ativas para a Educação em Tempos de Ensino Remoto”, realizado pelos universitários dos cursos de Letras e Pedagogia da UNIFUCAMP foi um sucesso. Com brilhantes apresentações dos alunos, o evento ressaltou a importância da transformação digital na educação. 

“O século XXI nos impõe o desafio de pensar, viver, desenvolver habilidades e competências. Mas, não é possível resolver essas questões, senão de forma coletiva e interdisciplinar, por isso, a importância de articular trabalhos que nos permitem vivenciar a exigência de aplicabilidade de uma aprendizagem com e para a vida. 

Dentro dessa perspectiva, o Seminário exige de nós, sujeitos envolvidos no processo educativo, uma atuação desafiadora, pois exercemos um modus operandi que necessita de aprendizagem cada vez mais invertida. Todos os envolvidos, docentes e discentes, devem se colocar como protagonistas para aprender a aprender dentro dessa sociedade cada vez mais exigente. 

Nesse viés é que a atividade interdisciplinar proposta, vem cumprir o seu papel de promover uma educação que ressignifique o seu papel social, uma vez que busca lançar mão de métodos e técnicas diversas que provoque reflexão teórico-prática cada vez mais contextualizada.  Para além de todo conhecimento sistematizado fortalece vínculos e constrói caminhos de aprendizagem significativos. Enfim, cabe salientar que eventos como esse nos levam a vivenciar a capacidade de agir, desenvolver conhecimentos e habilidades integrando ações do pesquisar, ensinar, aprender e avaliar a todo instante, práticas fundamentais para um modelo educacional que nos apresenta cada dia mais exigente”, ressaltam os organizadores do evento. 

A UNIFUCAMP parabeniza a todos os alunos e professores, pela realização deste seminário que muito contribui para o enriquecimento do aprendizado de toda a comunidade acadêmica.