UNIFUCAMP INVESTE NA PRÁTICA PREPARANDO SEUS UNIVERSITÁRIOS PARA O MERCADO

13/08/2021

No atual momento em que vivemos não basta apenas ter um diploma para garantir um emprego ou mesmo uma vaga no mercado de trabalho. Faz-se necessário saber resolver problemas, colocar a mão na massa e enfrentar os desafios do dia a dia das empresas.

Nessa concepção, o Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP com a determinação de conciliar o ensino com o que o mercado exige tem realizado iniciativas como: Projeto Aula Prática aos sábados, disponibiliza o Núcleo de Práticas Jurídicas em Monte Carmelo e Coromandel, Serviço de Psicologia Aplicada por meio da Clínica de Psicologia, e ainda conta com a aprovação do Projetos de Iniciação Científica, Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (CAPES). Estes são exemplos de ações que buscam dar mais experiência aos estudantes e aproximá-los cada vez mais da prática real.

E os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica não ficam de fora! Os estudantes estão sempre em contato com os animais e o agronegócio desde o início da graduação, em Petshops, Fazendas e com outras parcerias, bem como Aulas Práticas no CEVET – Centro Veterinário de Procedimentos Práticos, nos Laboratórios de Anatomia e, em breve, no Hospital Veterinário (em construção).

A Instituição, além de todas essas atividades, procura por meio do Projeto Inovação e Empreendedorismo, oportunizar aos estudantes espaços para desenvolverem a criatividade e a prática do cotidiano das empresas por meio do Programa Empresa Simulada.

Nesses projetos, os acadêmicos desenvolvem junto à comunidade habilidades do ofício que escolheram, de forma responsável, orientados por professores e profissionais da área.

Essa forma de se ensinar, voltada cada vez mais para a prática, atende não só uma demanda dos próprios universitários, mas também de uma filosofia seguida por poucas Instituições do país.

Outras ações desenvolvidas pela UNIFUCAMP

Além desses diferenciais, a UNIFUCAMP atua, constantemente, junto à comunidade local e regional, desenvolvendo projetos e parcerias com as prefeituras, cooperativas, escolas públicas, instituições escolares e não-escolares e também, desenvolve vários trabalhos sociais que contribuem para a formação cidadã de seus alunos.

Desenvolve também atividades de Iniciação Científica em parceria com a FAPEMIG, CNPQ e CAPES e Projetos Interdisciplinares entre os cursos que são importantes, pois incentivam a habilidade de investigar e buscar soluções. Além dos projetos de conclusão de cursos que muito contribuem para o crescimento profissional e acadêmico do estudante.

Ações de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia

E ainda, com tantas mudanças acontecendo, principalmente nas áreas de tecnologia e gestão e, para que os futuros profissionais tenham condições de solucionar os problemas tecnológicos e de grande complexidade, é que a UNIFUCAMP em parceria com o SEBRAE-MG está desenvolvendo várias ações que visam a formação de um profissional empreendedor, abrangendo todos os cursos da Instituição.

E para o sucesso desses projetos de inovação, o Centro Universitário começou pelos professores, oferecendo-lhes workshop sobre “Processos Criativos”, “Inovação e Empreendedorismo” para que pudessem compreender as tendências do futuro e favorecer aspectos como a criatividade, o empreendedorismo e aprendessem a trabalhar com metodologias de inovação.

E para desenvolver as atividades e o espírito empreendedor construiu o INOVACCER – Centro de Inovação do Coração do Cerrado.

Os ganhos com a transformação em Centro Universitário

A Instituição conquistou em 2019 a chancela do Ministério da Educação (MEC) para se transformar em Centro Universitário (UNIFUCAMP).

Busca assim uma mudança de foco, saindo do ensino para a aprendizagem. Tem como desafios inserir-se na era do conhecimento e incorporar inovações científicas e tecnologias, empreendedorismo, empregabilidade, criatividade e sustentabilidade. Compreende a inovação como um objetivo a ser alcançado, mas não com o objetivo da inovação em si, e sim, como uma forma de oferecer uma melhor experiência para todos os seus alunos. Além do mais, vê a inovação não apenas como invenção de algo novo, mas também remodelar e repensar novas soluções e práticas para os problemas já existentes.

Por: Professor Doutora Kelma Ghelli
Diretora de Ensino da UNIFUCAMP