EMPRESA SIMULADA

A Empresa Simulada do UNIFUCAMP propõe aos alunos vivenciarem na prática, o mundo empresarial e seus desafios em um ambiente simulado de empresas, que busca reproduzir, da maneira mais fidedigna possível, o contexto, os desafios e a dinâmica do mundo real. Os universitários participam ativamente de todo o processo, sendo mediados por um professor orientador que mediará às relações e o processo de aprendizado.

As Empresas Simuladas funcionam como uma empresa real, e seus funcionários cuidam de toda a rotina administrativa; contas a pagar e a receber, depósitos, ações de marketing e vendas, dentre outras.

METODOLOGIA: Uma metodologia que possui, como toda boa ideia, princípios muitos simples. São negócios que devem sobreviver e dar lucro, comprando e vendendo como uma empresa real; porém, tudo acontece em um ambiente simulado.

CRIAÇÃO DA EMPRESA SIMULADA: Com o auxílio do professor, os alunos participam de um roteiro de criação da própria empresa, levando em consideração as necessidades do mercado e as ferramentas disponibilizadas pelo ambiente simulado.

  1. BRAINSTORMING: Alunos e professor listam possíveis oportunidades de negócio para a atuação da Empresa Simulada.
  2. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO: Criação do plano de negócio, com base nos riscos, concorrentes, perfis dos clientes, estratégias de marketing e plano financeiro.
  3. LEVANTAMENTO DE DADOS: Ideias de negócios são desenvolvidas dentro da rede simulada, o que facilita na definição da área mais atrativa para todos os membros da empresa.
  4. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO: Assim que o plano de negócio é aprovado, é elaborado um plano de ação e são delegadas as funções para cada membro da empresa.

O PLANO DE AÇÃO: Nesta etapa a área de atuação de cada aluno dentro da Empresa Simulada é definida com o professor.

Durante a realização do projeto, acontece o rodízio dos alunos para que eles vivenciem todos os setores.

RECURSOS HUMANOS: Contratação de funcionários, acompanhamento da equipe, avaliação dos colaboradores, entre outras ações…

MARKETING: Planos de mercado, desenvolvimento de novos produtos, material de divulgação, atendimento ao consumidor, campanhas publicitárias, entre outras ações…

FINANÇAS: Orçamentos da empresa, recebimentos e pagamentos, relatórios financeiros, recolhimento de tributos, demonstrativos contábeis, dentre outras ações…

CONTROLE DE ALMOXARIFADO: Relatório gerencial, cadastro de fornecedores, negociar os termos e condições de compra, gerenciamento do fluxo de compra, entre outras ações…

VENDAS: Elaboração do programa de vendas, acompanhamento de metas gerenciamento dos canais de distribuição, relacionamento com clientes, entre outras ações…

ESTOQUE: Indicador de giro de estoque, inventário, elaboração de fluxograma, entre outras ações…

COMÉRCIO EXTERIOR: Importação, exportação, análise de mercado internacional, negociação de compras ou vendas, entre outras ações…

Tudo acontece no ambiente virtual, mas com experiências reais. O professor que orienta o projeto faz o papel de Presidente da Empresa Simulada. É ele quem define as metas que serão cobradas dos alunos, que por sua vez desempenham o papel dos funcionários.