Programa RP/UNIFUCAMP/CAPES

O Programa Institucional Residência Pedagógica denominado por RP tem como base legal a Lei 9.784, de 29 de janeiro de 1999, do Decreto 8.752, de 09 de maio de 2016, Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015, Portaria Capes nº 38 de 28 de fevereiro de 2018 e Portaria Capes nº 259 de 17 de dezembro de 2019.

O Residência Pedagógica (RP) é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que tem por finalidade a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica, tendo em vista o aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Os Projetos apoiados no contexto do Residência Pedagógica são propostos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no âmbito dos Cursos de Licenciatura, implementados nas escolas de Educação Básica da Rede Pública, denominadas de Escolas-campo e desenvolvidos por grupos de licenciandos denominados Residentes, sob a orientação dos professores da IES (Docentes Orientadores) e o acompanhamento dos professores da Escola-campo denominados de Preceptores.

O Programa RP no âmbito da IES é coordenado por um docente da Instituição, com título de Doutor e denominado de Coordenador Institucional. A equipe da IES envolvida no Programa RP é composta por: Docentes orientadores (DO), Coordenadores dos Cursos de Licenciaturas, o Coordenador Institucional (CI) e os licenciandos (Residentes).

SÃO OBJETIVOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP):

I – Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;

II – Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

III – Fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica;

IV – Fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

EQUIPE RP/2020

COORDENADOR (A) INSTITUCIONAL:

Profa. Dra. Márcia Rodrigues Luiz da Silva

COORDENADOR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS E PEDAGOGIA:

Prof. Me. Heber Júnio Pereira Brasão

DOCENTE ORIENTADOR DA ÁREA DE LETRAS/INGLÊS:

Profa. Me. Liamar Nunes Silveira Monteiro

DOCENTE ORIENTADOR DA ÁREA DE LETRAS/PORTUGUÊS:

Prof. Me. Heber Júnio Pereira Brasão

DOCENTE ORIENTADOR DA ÁREA DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO:

Profa. Me. Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes