9 FILMES A QUE TODO EMPREENDEDOR DEVERIA ASSISTIR
10/03/2020
Seja no feriado, no fim de semana ou após um longo dia de trabalho, separar um tempo para assistir a um bom filme não tem preço. Mas alguns títulos trazem mais do que um momento de lazer: abordam, também, importantes lições sobre empreendedorismo e gestão.
O portal Entrepreneur reuniu uma lista com filmes que todo empreendedor deveria assistir. Abaixo, listamos nove deles. Confira:
Startup.com (2001)
O documentário narra o crescimento e a falência da empresa norte-americana GovWorks, que chegou a levantar US$ 60 milhões em investimentos antes de seu fracasso. A história ajuda a entender o boom e o fracasso da bolha das empresas “ponto com”. Também adverte sobre como amizades podem ser ameaçadas por parcerias comerciais.
Prenda-me se for capaz (2002)
Baseado em uma história real, o filme narra a trajetória de Frank Abagnale, que conseguiu milhões de dólares se passando por médico, advogado e piloto de uma companhia aérea, além de ter se tornado um habilidoso falsificador de cheques. O longa aborda temas importantes, como a solução de problemas e o esforço para alcançar o sucesso.
Fyre Festival: Fiasco no Caribe (2019)
O documentário conta os bastidores do Fyre Festival, um evento que prometia uma experiência de luxo aos seus convidados, mas acabou resultando em um grande fiasco. A história demonstra a importância do planejamento e ainda traz lições sobre mídias sociais.
O Diabo Veste Prada (2006)
O longa narra os desafios de uma jornalista recém-formada ao aceitar o emprego de assistente da editora-chefe de uma importante revista de moda. A história traz lições sobre como lidar com situações desconfortáveis, como se ambientar em espaços poucos familiares e como o trabalho duro compensa, mais cedo ou mais tarde.
O Senhor das Armas (2005)
O filme traça a história de um imigrante que decide buscar sucesso por meio do tráfico de armas ilegais. Moralidade à parte, o personagem apresenta habilidades importantes para empreendedores que desejam ter sucesso, como ambição, tenacidade e capacidade de lidar com riscos.
12 Homens e uma Sentença (1957)
O clássico aborda o debate entre 12 membros de um júri que deve condenar ou inocentar um adolescente acusado de assassinato. Enquanto 11 deles votam pela condenação, um acredita na inocência do jovem. O drama traz insights sobre liderança, a psicologia do comportamento de grupo e sistemas de valores conflitantes.
A trilogia “O Poderoso Chefão” (1972 a 1990)
Os filmes narram a história da Família Corleone, umas das mais poderosas famílias da máfia italiana nos Estados Unidos. As tramas expõem a importância do networking e de entender a concorrência, além de evidenciar estratégias competitivas e até mesmo a sucessão corporativa.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)
O filme se baseia na história real de Erin Brockovich, uma mulher que se mobiliza para ajudar os cidadãos de uma cidade em um processo milionário. O filme aborda temas como responsabilidade social, modelos sustentáveis de negócio e viés de gênero nos negócios.
Obrigado por Fumar (2005)
O longa conta a história de um lobista da indústria do tabaco capaz de defender os interesses do setor nas mais desafiadoras situações – mas que repensa o papel à medida em que passa a avaliar seu papel como pai. A narrativa aborda o gerenciamento de crises, comunicações corporativas e táticas de negociação.