Núcleo de Pesquisa

O Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP trabalha partindo do princípio de que a pesquisa é a principal ferramenta para explorar novas ideias e descobrir informações inovadoras. Isso inclui tanto a pesquisa fundamental, que amplia o entendimento teórico, quanto a pesquisa aplicada, que busca soluções de problemas científicos e tecnológicos ligados ao desenvolvimento local e regional, entendido nas suas dimensões econômica, social, artística e cultural.

As pesquisas científicas desenvolvidas na IES permitem que os currículos acadêmicos sejam constantemente atualizados com as descobertas mais recentes, garantindo que os alunos recebam uma educação relevante e contemporânea. Além disso, professores que estão envolvidos em pesquisa podem introduzir metodologias inovadoras e práticas emergentes em suas aulas, proporcionando uma experiência de aprendizado mais rica e dinâmica.

Em se tratando de inovação e empreendedorismo, O UNIFUCAMP conta com o Instituto de Inovação do Coração do Cerrado – INOVACCER que tem como objetivo desenvolver ações que estimule e capacite a formação de pessoas para a atividade empreendedora, visando por meio dessa, a continuidade dos negócios por meio da sucessão familiar, a inovação nas atividades realizadas hoje gerando maior valor para o empresário e para o cliente, a geração de novos empregos, o desenvolvimento de novas soluções e o consequente crescimento e desenvolvimento sustentável dessa região.

Na área das licenciaturas, o UNIFUCAMP participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desde 2014 até os dias atuais, oferecendo a Iniciação à docência para os alunos das licenciaturas, professores da educação básica e para professores da educação superior. Além disto, os alunos, tanto dos cursos de bacharelado, quanto os alunos das licenciaturas desenvolvem pesquisa na elaboração e desenvolvimento dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso e ainda podem participar do programa de iniciação científica do Unifucamp

A instituição oferece aos professores e alunos vários estímulos à produção científica, por meio da divulgação e produção acadêmica nas revistas on-line: Cadernos da FUCAMP, GETEC (Gestão, Tecnologia e Ciência), Contabilometria, Direito & Realidade, RAGC (Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade), possui os Anais da Fucamp para publicação de resumos simples e expandidos e a Editora FUCAMP para publicações de e-books.

Os cursos de graduação do UNIFUCAMP possuem grupos de pesquisa formados por professores, pesquisadores e estudantes que se reúnem para trabalhar em projetos científicos comuns. Esses grupos podem ser organizados em torno de uma linha de pesquisa específica ou abordar múltiplas áreas inter-relacionadas. Os grupos desenvolvem e conduzem projetos de pesquisa que podem envolver experimentos, estudos teóricos, e análises de dados. Esses projetos muitas vezes visam responder a questões relevantes ou solucionar problemas práticos. Atualmente o Unifucamp trabalha com o Programa de Iniciação Científica Sem Bolsa. Este se configura em uma ferramenta de indução ao pensamento científico e introdução da pesquisa e inovação aos estudantes de graduação do ensino superior. É um instrumento que possibilita o contato dos estudantes de graduação com a atividade de pesquisa científica incentivando a formação de novos pesquisadores. Para seleção dos projetos existe o processo seletivo que acontece anualmente.