1° Período de Administração desenvolve projeto sobre Fundamentos de Marketing
12/04/2017
Os alunos do 1° Período do Curso de Administração da FUCAMP desenvolveram um projeto sobre os Fundamentos de Marketing, orientados pela Professora Me. Marilda Sena Pereira.
Os estudantes realizaram as apresentações dos projetos em grupos e cada equipe organizou sua apresentação da seguinte forma: Slides, vídeo contendo uma entrevista com os representantes da empresa escolhida por eles para o “Estudo de caso”, e trabalho manuscrito completo do estudo de caso.
O 1° grupo abordou o tema “Composto de Marketing”, que trata de uma combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização. Formam esse composto os “Quatro Ps” de marketing: produto, preço, ponto de distribuição e promoção. Para aliar a teoria à prática, os discentes visitaram a empresa “Supermercado Paulistano”, em que puderam conhecer como o composto de marketing é aplicado.
Já o 2º grupo, trataram acerca dos “Ambientes de Marketing”, cuja prática envolve identificar as mudanças externas que podem afetar o mercado de uma organização, no contexto das várias dimensões do ambiente externo organizacional: Ambiente Econômico, Ambiente Político e Legal, Ambiente Social, Ambiente Natural, Ambiente Tecnológico e por fim, Ambiente Competitivo. Os universitários visitaram a empresa “Comercial Agropecuária Retiro da Roça”, para conhecer como a empresa aplica os conceitos do ambiente de marketing.
E o 3º grupo explanou sobre a “Segmentação de Mercado”, que trata do processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos e percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes. A empresa visitada foi o “Supermercado K-Jóia”, para entrevista e identificação de como a empresa segmenta o seu mercado alvo.
O principal objetivo desse trabalho é observar as práticas de marketing aplicadas dentro das empresas, a partir das teorias que foram estudadas no curso, possibilitando assim, o enriquecimento do conhecimento de ensino-aprendizagem dos alunos.