Aluno de Agronomia faz experimento de TCC na Área Experimental da FUCAMP

08/05/2015

O aluno Giovani Trindade dos Santos, do 7º período de Engenharia Agronômica está desenvolvendo seu experimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área Experimental da FUCAMP.
No final do ano passado ele realizou o plantio da soja e no dia 11 de abril, concluiu a colheita.

O objetivo do seu experimento foi avaliar a produtividade em sacas por hectare, peso de mil grãos e absorção de Nitrogênio foliar.

Na área experimental Giovani montou 3 blocos com 8 parcelas e três repetições para cada tratamento totalizando 24 parcelas.

O aluno utilizou em uma parte das parcelas, diferentes doses de nitrogênio, associado ao inoculante. O inoculante são bactérias do gênero Rhizobium  que são fixadoras de nitrogênio e ajudam no desenvolvimento no sistema radicular das plantas. Essas bactérias são utilizadas para que a cultura possa alcançar seu mais alto potencial produtivo.

Para fazer a análise ele realizou a colheita de um metro quadrado de cada parcela plantada, mediu a altura das plantas e o comprimento do sistema radicular. Ainda durante a análise, Giovani utilizou o Software SISVAR, programa de análises estatísticas muito utilizado pelos agrônomos.

Com esta experiência Giovane concluiu que para maior eficiência de produção de soja, em sacas por hectare no cerrado mineiro, é necessário realizar o tratamento com 20 kg de nitrogênio por hectare, associado com inoculante com dose especificada do fabricante.

O trabalho ainda encontra-se em fase de execução, com resultados e publicação na internet previstos para o segundo semestre de 2015.

Parabéns Giovani pelo empenho na pesquisa e execução de seu projeto de TCC.

Por Camila Cantoia Dorna, Assessora de Comunicação da FUCAMP.
Revisado por Kelma Gomes Mendonça Ghelli.