Alunos da FUCAMP participam de Mutirão de Conciliação de audiências

17/11/2015

A 1ª Vara da Comarca de Monte Carmelo realizou na quinta (5) e sexta-feira (6), um mutirão de audiências do DPVAT-Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, na sede do Fórum, em que os alunos do Curso de Direito da FUCAMP atuaram realizando as conciliações entre as partes envolvidas.
O objetivo da conciliação foi de acelerar o processo de indenização das vítimas de acidente de trânsito. Nos casos acordados o recebimento da indenização se dará no prazo de 30 dias. Ao todo foram realizadas 264 audiências, destas, 216 obtiveram acordo- aproximadamente 90%.

Para o aluno Leonardo Henrique Santos Soares, atuar como conciliador é colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a realização do curso. “Participar das audiências de conciliações do Juizado Especial Civil e também das audiências conciliatórias do mutirão DPVAT é uma verdadeira realização prática daquilo que aprendemos nos bancos acadêmicos do Curso de Direito da FUCAMP. Além de ambientarmos com o trabalho jurídico, temos a convicção de que estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e harmônica, trazendo resultados de qualidade para aqueles que precisam da atuação do Poder Judiciário.” Explica Leonardo.

Essa ação é de suma importância aos alunos, pois a prática como conciliadores os ajuda a identificar as melhores abordagens dos conflitos, solucionando-os de forma eficaz.
Parabéns aos alunos e à Juíza, Dra. Tainá Silveira Cruvinel, pela parceria junto à FUCAMP e pela iniciativa!