Alunos do Curso de Ciências Biológicas realizam experimento no Laboratório de Solos

30/08/2016

Os alunos do 4º período do curso de Ciências Biológicas da FUCAMP realizaram, na quinta-feira (25) uma aula prática da disciplina de Fisiologia Vegetal no Laboratório de Solos, com o Prof. Me. Olavo Custódio Neto.

Junto ao professor, os alunos realizaram experimentos para observar as propriedades da água e do solo. “Conhecer algumas das características do solo é importante, pois em projetos de recuperação de área degradada e de irrigação, por exemplo, o aluno deverá considerar todas essas características.” Explica Olavo.

Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso- solo muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia;  argiloso -impermeável e apresenta grande quantidade de nutrientes; humoso- bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição; e calcário- solo inadequado para o cultivo de plantas.

Na FUCAMP, a teoria está sempre aliada à prática. Estas são de extrema importância para que o aluno aplique o conhecimento teórico às atividades laboratoriais práticas.