Alunos fazem viagem técnica à fazenda produtora de café

17/04/2015

No sábado (11), os alunos do 7º período de Agronomia da FUCAMP realizaram uma viagem técnica à Fazenda Veredas, no município de Romaria, em que tiveram a oportunidade de conhecer e estudar o projeto de irrigação por gotejamento na cultura do café.

A visita iniciou-se pelo sistema de captação de água que faz uso de uma balsa com uma motobomba para o aproveitamento de todo o volume de água. Este motor faz o bombeamento para um reservatório próximo à sede da fazenda, de onde segue para os sistemas de irrigação.

A fazenda tem cerca de 160 hectares irrigados por gotejamento com o sistema de filtragem de disco, que se compõem com a instalação de dois conjuntos de motobombas, um conjunto de filtros de areia, filtros de tela como segurança, válvula de alívio, válvula reguladora e sustentadora de pressão, hidrômetro, a automação pneumática com uso de controlador e solenóides AC para os setores e controlador DC para a retrolavagem dos filtros, sistema de fetirrigação e cavaletes no campo para fazer a abertura e fechamento dos setores.

Os estudantes também visitaram o sistema de irrigação com pivô central para a cultura do café e para a cultura de cereais.
Para este tipo de irrigação no café, são utilizados modelos de aspersores tipo LEPA, em que a água é concentrada nas linhas de plantio. Nos cereais o pivô faz a distribuição de água na área total plantada.

Estas viagens técnicas propiciam aos alunos maior interação com o ambiente de estudo, além de oferecer maior conhecimento e dinamismo aos alunos nas atividades práticas do curso.

Por Camila Cantoia Dorna, Assessora de Comunicação da FUCAMP.
Revisado por Kelma Gomes Mendonça Ghelli.