Alunos Pibidianos e professores da FUCAMP participam do X SLEPES

06/07/2015

Entre os dias 1, 2 e 3 de julho, alunos e professores da FUCAMP apresentaram seus trabalhos científicos no X SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – SLEPES, realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba.

Neste ano, o tema do seminário foi “Os desafios da produção de conhecimento na universidade contemporânea”. O objetivo foi ampliar a discussão das questões relevantes para as políticas de pesquisa e ensino, provocando uma convergência de saberes inerentes às produções de conhecimento e suas relações com o ensino na sociedade contemporânea.
Além do mais, foi uma oportunidade em que os alunos Pibidianos puderam apresentar seus projetos de pesquisa.

Foram apresentados os seguintes trabalhos na categoria Pôsteres e Comunicação:

A importância do estágio na formação docente e a contribuição do PIBID neste processo – Autora: Fabricia Carla Xavier dos Reis;
O Jornal como ferramenta de ensino de leitura e escrita – Autora: Roselaine das Chagas; Co-Autor (es): Gabriela Barbosa Naves e Mariana de Oliveira Pereira;
O Jornal e a sala de aula – Autora: Beatriz Nunes Santos e Silva; Co-Autor(es): Andressa Patrícia de Souza e Eliene Cruvinel Rodrigues;
Análise comparativa de material didático destinados às crianças e aos adultos – Autora: Keila Patricia Pereira da Silva;
Psicomotricidade– Autora: Lilia Cristina Costa Borges;

O ensino da língua espanhola no contexto da escola pública- Autor: Kelma Gomes Mendonça Ghelli; Co-Autor(es): Ana Paula Lopes e Layslla Gabryelle Cristyna Souza Santos;
Pedagogia de projetos e a construção da identidade negra positiva na escola– Autora: Delma Lucia Marques Braga;
Os gêneros jornalísticos nas aulas de Língua Portuguesa – Autor: Marlon Alef dos Reis Pires; Co-Autor: Maria das Dores dos Santos Felipe;
Alfabetizar e letrar caminhos que se entrecruzam- Autor: Andressa Patrícia de Sousa; Co-Autor(es): Beatriz Nunes Santos Silva e Roberta Paiva Oliveira;
Concepções no desenvolvimento da criança-Autora: Cristiane Aparecida Magalhães;

Estudo dos egressos do curso de pedagogia: uma análise comparativa de egressos de uma universidade pública e de uma faculdade privada- Autora: Liamar Nunes Silveira Monteiro.

Os trabalhos, com exceção do último citado, estão sendo desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2015/2016, por alunos e professores do Curso de Letras e Pedagogia.

Além de realizar as apresentações, alunos e professores participaram de uma mesa redonda formada por Eliana Maria de Melo Souza (UNESP), Agustina Echeverria (UFG) e Adriana Cristina Omena dos Santos (UFU), profissionais renomados na área de educação.

Por Camila Cantoia Dorna, Assessora de Comunicação da FUCAMP.
Revisado por Kelma Gomes Mendonça Ghelli.