Bolsistas do PIBID e Professores da FUCAMP apresentam trabalhos em Congresso Internacional
27/10/2017
Os universitários Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e professores da FUCAMP participaram do IX Encontro de Pesquisa em Educação e IV Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educacionais: da Política Pública Educacional à Docência (EPEDUC), realizado entre os dias 25 a 27 de outubro, em Uberaba – MG
O evento possui uma abrangência nacional e internacional e congrega investigadores de programas de pós-graduação, professores da educação básica e alunos de diversas instituições do ensino superior em um espaço de discussão e de socialização de conhecimentos produzidos nas pesquisas e nas experiências educacionais.
Para a FUCAMP incentivar a participação, bem como a apresentação de trabalhos de nossos alunos em eventos como este, valoriza a produção de artigos acadêmicos além de enriquecer o conhecimento e promover a trocas de experiência entre os graduandos e demais profissionais da educação.
Confira os trabalhos apresentados:
Comunicação Oral
Marlon Alef dos Reis Pires: EDUCOMUNICAÇÃO – O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA LEVAR OS ATORES SOCIAIS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Sessão de Pôsteres
Luciene Aparecida Barbosa Vital Filgueira, Elismeire Cristine Paulino, Beatriz Nunes Santos e Silva: A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID.
Marianne Costa Santos, Mariana Cristina Oliveira Martins: UM OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID.
Renata Aparecida Moreira, Luciana Silva Martins, Beatriz Nunes Santos e Silva: A LUDICIDADE NA PÓS-ALFABETIZAÇÃO.
Vanusa Luiza da Silva, Tauany Kézia Alves Siqueira, Beatriz Nunes Santos e Silva: JOGOS: O CAMINHO PARA A CRIAÇÃO ATIVA E CRIATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Fabriele Abadia de Oliveira, Isamara Cristina de Souza Cunha, Beatriz Nunes Santos e Silva: O PIBID COMO FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Fernanda Cecília Moreira Cunha, Amanda Emanuelle Malaman Santana: A RELEVÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM LETRAS: PRÁTICA E DIDÁTICA
Luana Gabriela Costa Nunes, Lara Cristina Martins da Silva: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O PNE 10.117/2001: CONTROVÉRSIAS DE INFRAESTRUTURA.
Brenda Lara Castro Moreira, Amanda Bárbara Luiz Rodrigues: DESAFIOS E FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS: INSERÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA.
Layslla Gabryelle Cristyna Souza Santos, Lorena Ferreira de Resende: A FORMAÇÃO INICIAL E O MERCADO DE ATUAÇÃO: PERSPECTIVAS E NECESSIDADES.
Maria das Dores dos Santos Sousa, Gabriela Barbosa Naves: O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Flávia Bittencourt Machado de Resende: O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL) ATRAVÉS DO LÚDICO.
Tatiane Abadia dos Reis, Jéssica Soares Vieira, Rafael Moreira Alves: O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): PERCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA INSERÇÃO DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Kelma Gomes Mendonça Ghelli, Liamar Nunes Silveira Monteiro, Larissa Cristina Francisco da Silva: O DESAFIO DE TORNAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA.
Francielen Regina de Assiz, Elisangela Dornelas Dias Silva: O DOMÍNIO DA LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Lara Gabriele da Silva Santos, Andressa Cristina Onofre Medeiros, Danielle Davi Rodrigues Gondim: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Roselaine das Chagas, Ana Clara Cardoso Mundim Bosi: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS.
Danubia Moreira De Souza, Daiane Moreira de Souza: A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR: SIGNIFICADOS E VALORIZAÇÕES.
Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues: REPRESENTAÇÕES SOBRE SEXUALIDADE DE ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE UBERLÂNDIA/MG.
Fernanda Rodrigues Mamédio, Amanda Batista, Joel Lima Silva: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTE CARMELO/MG SOBRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
Parabéns aos professores e a todos os participantes do PIBID/CAPES pelas apresentações!