COMUNICADO OFICIAL SOBRE AS MENSALIDADES

22/07/2020

A FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério, mantenedora do Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP em prevenção à disseminação do COVID-19 e atenta às orientações governamentais, segue com as ações preventivas assegurando a saúde e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica.

Esclarece que a Reitoria, Diretoria e Coordenações de Cursos trabalham intensamente para garantir a continuidade do Semestre Letivo, para que os estudantes não sejam prejudicados, quanto os conteúdos programáticos dos projetos pedagógicos dos cursos. Desde o dia 23 de Maio de 2020, devido ao momento inesperado de isolamento social, os professores de cada uma das disciplinas já programadas para o semestre letivo, continuaram ministrando as suas aulas de forma remota por meio da plataforma “Google Education” e Tecnologias da Informação.

É importante ressaltar que os conteúdos são oferecidos pelos próprios professores, no mesmo horário das aulas presenciais, e não por tutores. Esse momento de aulas remotas é chamado de Ensino Remoto Emergencial.

O Ensino Remoto segue as orientações do Ministério da Educação (MEC), atendendo as Portarias do Ministério da Educação nº 343, 345 e agora a 544 de Junho de 2020.

As atividades acadêmicas que foram suspensas, como as Aulas Práticas, Laboratórios e Estágios, serão integralmente repostas a partir da liberação do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus.

Dessa forma, foram mantidos todos os Colaboradores e todo o Corpo Docente, assim como todos os recursos e compromissos financeiros essenciais, para a prestação de serviços educacionais, conforme os contratos firmados no ato da matrícula.

Esta é uma situação que nos força a viver algo totalmente imprevisível. Assim a Fundação se empenha em buscar ações que contribuam para que os alunos mantenham a rotina de estudos, não percam o semestre e o ano letivo e preserve a saúde de seus familiares, dos Colaboradores e Professores.

Logo, torna-se inviável a aplicação de descontos lineares, visto que estão sendo mantidas as atividades acadêmicas e administrativas, não houve redução do Corpo Docente e de todos os compromissos firmados para garantir a normalidade do ano letivo.

Além do mais, a Instituição já pratica diversos tipos de descontos e financiamentos. Possui:

• Bolsas de Estudos:  PROUNI, Bolsas de Prefeituras, bolsa ENEM, Bolsas PIBID e Residência Pedagógica (aproximadamente 150 bolsas de 400,00) para as Licenciaturas;
  • Descontos: Família, Bolsas Convênio com Empresas e Órgãos Públicos, Pontualidade;
  • Financiamentos: FIES (50% a 100%), CREDIES (25% a 50%) – próprio; PRAVALER (50%) e Pró-Estudante.

E para avaliar e atender individualmente, as demandas dos estudantes a Instituição criou uma Comissão de Atendimento para cada situação. Quem se sentir prejudicado e que teve comprovadamente a redução de renda poderá procurar o Setor Financeiro para a análise de sua situação.

A FUCAMP e UNIFUCAMP contam com a compreensão de todos!