ENCCEJA 2021: INSCRIÇÕES TERÃO INÍCIO DIA 11 DE JANEIRO

07/01/2021

Serão realizadas no período de 11 a 22 de janeiro de 2021 as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. O Exame é destinado aos jovens que por algum motivo deixaram de concluir os ensinos fundamental ou médio. Os interessados poderão se inscrever pela internet (Ver edital). A inscrição é voluntária e gratuita.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade para a inscrição. Ainda no formulário de inscrição, o participante deve indicar, obrigatoriamente, a certificação de Conclusão que pleiteará: Ensino Fundamental ou Médio.

Para participar, na data da realização do Encceja, o jovem ou adulto deverá ter a idade mínima de 15 anos completos para as provas do Ensino Fundamental e 18 anos completos no caso do Ensino Médio.

Conforme o edital que normatiza o Exame, o candidato que necessitar de Atendimento Especializado e/ou Específico deverá solicitar no ato da inscrição.

Exame anterior

Quem se inscreveu no exame anterior e não compareceu precisa justificar a ausência de 14 a 20/12/2020. A aplicação das provas está prevista para o dia 25 de abril de 2021.

Os interessados em participar do Encceja, que já obtiveram êxito nos Exames de 2017, 2018 e 2019, em alguma área do conhecimento, poderão inscrever-se apenas para a área ou áreas que não atingiram a pontuação nos anos anteriores. Já os que participam pela primeira vez ou que não atingiram a pontuação igual ou superior a 100 no Encceja 2019 deverão fazer sua inscrição em todas as áreas.

Sobre o Encceja

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada.

Fonte:  https://www.seduc.ce.gov.br