Estudantes de Agronomia realizam viagem técnica

15/06/2016

Os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma aula prática no sábado (11) na Comunidade dos Buritis, próximo a Monte Carmelo.

Os estudantes dos 1º e 3º períodos, acompanhadas pelos professores Ciro Luiz da Silva Junior, da disciplina de Introdução à Agronomia; e da Professora Mônica Diene, da disciplina de Ecologia Agrícola e Gênese, Morfologia e Classificação do Solo visitaram uma área com processo erosivo do tipo voçoroca- erosão causada pela chuva em solos arenosos, onde a vegetação é escassa e não mais protege a terra.

Os estudantes trabalharam na identificação dos principais fatores que levam o surgimento desse tipo de erosão, bem como as medidas necessárias para a recuperação e preservação dessa área, no intuito de diminuí-la.

Durante a visita, os futuros agrônomos conheceram o viveiro de plantação de muda de café da fazenda, onde viram como são realizados o tratamento do solo e da semente com o sistema de cultivar implantado, o IPR 100- cultivar tolerante a nematóides.

Os alunos puderam visitar também a cultura do sorgo, que se encontra na fase de enchimento de grão, identificando as principais pragas e doenças da lavoura.

A FUCAMP busca sempre aliar as aulas teóricas com aulas práticas, pois estas proporcionam um melhor aprendizado e interação dos alunos.