Estudantes de Engenharia Civil realizam aula prática sobre materiais de construção civil

18/03/2016

Alunos do 5º período do Curso de Engenharia Civil, participaram nesta terça-feira (15) de uma aula prática no laboratório com o Professor Mohammed Abel Arif, da disciplina de Materiais de Construção Civil II.

O objetivo da aula foi apresentar aos alunos a forma de se fazer a determinação da massa específica aparente no estado solto para os agregados miúdos (utilizando a areia) e para agregados graúdos (utilizando a brita).

Os agregados desempenham importante papel nas argamassas e concretos, do ponto de vista econômico, e/ou do ponto de vista técnico.

É importante a escolha de agregados adequados para a confecção de concretos e argamassas, pois eles podem chegar a representar mais de 70% do total de materiais utilizados. Por isso, os agregados devem receber atenção especial na escolha e seleção, para que o concreto seja de boa qualidade.
As atividades práticas contribuem para um melhor aprendizado e enriquecem os conteúdos da disciplina.