Exame de proficiência convoca docentes para formar comissão

27/07/2015

Estão abertas até 9 de agosto próximo as inscrições de professores dispostos a integrar a comissão técnico-científica do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os integrantes da comissão atuarão como elaboradores de itens, revisores e corretores do exame. Eles vão também monitorar o credenciamento e a capacitação das instituições de ensino como postos aplicadores.

Os profissionais selecionados receberão o auxílio da avaliação educacional, destinado a servidores ou colaboradores que, em decorrência do exercício da docência ou pesquisa na educação básica ou superior, pública ou particular, participem, em caráter eventual, de processo de avaliação educacional de instituições.

Para participar da seleção, o candidato não pode fazer parte do quadro de servidores efetivos ou comissionados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também estão impedidos de se candidatar os proprietários de estabelecimentos de ensino particulares ou aqueles que, por qualquer motivo, estejam afastados do quadro de colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI).

A inscrição deve ser feita na página do BNI na internet. O candidato deve preencher as informações e anexar no sistema os documentos comprobatórios obrigatórios, que devem estar legíveis, preferencialmente em formato de arquivo .pdf, além de aceitar o termo de sigilo e compromisso.

O resultado do processo seletivo será publicado no Diário Oficial da União na data provável de 17 de agosto. Os candidatos não escolhidos terão até 21 de agosto para apresentar recurso, por mensagem eletrônica. A divulgação final dos selecionados está prevista para 11 de setembro.

O Edital do Inep nº 11/2015, que convoca professores brasileiros para participarem do processo de formação da comissão técnico-científica do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 15 último.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep