FUCAMP abre inscrições para o processo Seletivo do PIBID e PIBIC

09/11/2016

A Fundação Carmelitana Mário Palmeiro comunica que estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC.

O PIBID é um programa que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira.

Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são propostos por Instituições de Ensino Superior (IES) e desenvolvidos por grupos de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia, somando um total de 60 bolsas que serão supervisionadas por professores da Educação Básica e orientados por professores da FUCAMP. ( Neste edital,serão oferecidas 07 bolsas para Pedagogia e 04 para Ciências Biológicas)

As bolsas terão vigência de 1 ano, sendo que o valor mensal da bolsa será de R$ 400,00 (quatrocentos) reais por aluno.

As inscrições acontecerão de 28/11/2016, até dia 02/12/2016 de fevereiro.

Confira o edital em  http://www.fucamp.edu.br/wp-content/uploads/2016/10/EDITAL-aluno-2017.pdf

Já as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, acontecerão de 21/11/2016 a 25/11/2016, e conta com 15 bolsas disponíveis para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Letras, Pedagogia, Sistemas para Internet e Psicologia .

A Iniciação Científica proporciona ao aluno o início de sua carreira de pesquisador, interagindo com outros pesquisadores de sua área, por meio de leituras, discussões, participação em eventos científicos e publicação de trabalhos.

Este é o primeiro passo que poderá possibilitar o ingresso em Programas de Pós-graduação/Mestrado e o Doutorado. É um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica sendo uma ferramenta básica para formação de recursos humanos na prática de pesquisa, em busca de futuros pesquisadores e cidadãos comprometidos com a investigação.

O edital encontra-se disponível em: http://www.fucamp.edu.br/wp-content/uploads/2013/09/Edital-Bolsa-FAPEMIG-2017-1.pdf