FUCAMP recebe autorização para os novos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental

12/05/2016

A FUCAMP recebeu nesta segunda-feira, dia 09, a autorização do MEC para a abertura dos novos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental, por meio da Portaria de Autorização nº. 133 de 06 de maio de 2016.

Engenharia Ambiental
De acordo com o Professor Me. Emiliano Silva Costa, responsável pelo Projeto e Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental, este curso contribuirá de forma expressiva para a região, visto que a preocupação com a questão ambiental é um assunto que abarca todos os setores da sociedade, cujas atividades estejam diretamente ligadas ao impacto ambiental no que se refere ao solo, água e ar.
“Nossa região precisa de profissionais capacitados para atender as demandas dessa área, visto que há forte presença de empresas na região que necessitam de profissionais engenheiros ambientais para planejar, coordenar e administrar novas tecnologias, com vistas à preservação dos recursos naturais.” Explica Emiliano.

O campo de atuação do Engenheiro Ambiental é vasto, podendo trabalhar em consultorias na área de Meio Ambiente analisando os impactos ambientais de empreendimentos, nos ecossistemas naturais e, propor ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente; atua também em pesquisas a níveis estaduais, federais e municipais; empresas e serviços públicos ou privados de saneamento ambiental; construção de sistemas de drenagem, para prevenir enchentes. Este profissional também projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

Psicologia
O Curso de Psicologia prepara o profissional para atuar em setores de recursos humanos das empresas, consultórios, hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. Também auxilia na preparação de atletas e equipes esportivas. O Psicólogo também pode atuar em pesquisas, como docente e em consultoria para empresas.

Para a Coordenadora do Curso, Professora Luciana Zumstein, a autorização do Curso de Psicologia foi uma grande conquista para a cidade de Monte Carmelo e região, pois atenderá a grande demanda das pessoas que muito desejavam fazer o referido curso.