I SEMANA DE ESTUDOS INTEGRADOS ACONTECE DE 27 A 29 DE MAIO NA FUCAMP

27/05/2019

Partindo do pressuposto que é possível a real integração dos saberes, os cursos de Ciências Biológicas, Direito, Psicologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil promovem a I Semana de Estudos Integrados. Os problemas e temáticas que serão destacados no evento possuem características e particularidades que invadem diferentes áreas do conhecimento e serão apresentados de forma concomitante.

A temática do evento será Desastre Ambiental: O Caso de Brumadinho. A tragédia causada pelo rompimento da barragem do Córrego Feijão, localizada no município de Brumadinho/ MG, pode ser analisada sob muitas óticas. Dessa forma, o evento irá abordar os aspectos ambientais, legais e socioeconômicos relacionados ao desastre ocorrido.

A proposta do evento envolve palestras, mesa redonda e maquetes.

Formato do evento

27/5 – 1º dia (segunda-feira): Abertura:

Cursos envolvidos: Biologia, Psicologia e Engenharia Civil

1º) Palestra com o Sargento Dione Fabrício Diniz Costa (5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) – Operação de resgate na tragédia em Brumadinho;

2º) Palestra com a profª Luciana Zumstein – “Vítimas da tragédia ambiental: Impactos na Saúde Mental”;

3º) Palestra com a profª Lorena Silva – “Quais são os tipos de barragens e por que a Vale construiu a menos segura na mina Córrego do Feijão?”.

28/5 – 2º dia (terça-feira) – Cursos envolvidos: Ciências Biológicas e Direito

1º) Palestra com o prof. Márcio Marçal – Direito ambiental: Questões a serem respondidas – modalidades de responsabilidade aplicáveis (cível, administrativa ou criminal)? Quem pode ser responsabilizado e quais os pressupostos para que isso ocorra?

2º) Palestra com a profª Maria Zizi – Licenciamento Ambiental;

3º) Mesa redonda.

29/5 – 3º dia (quarta-feira)

3ª) Apresentação de maquetes de rompimento da barragem.