Melhoramento genético do milho é tema de palestra ministrada a alunos de Agronomia

07/05/2015

Os alunos do 5º período do Curso de Agronomia participaram na quinta-feira (30) de uma palestra sobre “Melhoramento genético de milho” pelo Dr. Adelmo Resende da Silva, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas, MG. Ele também desenvolve projetos com melhoramento de milho nas dependências da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, GO.

Adelmo abordou na palestra, os principais conceitos do melhoramento genético: gene, alelo, indivíduos homozigóticos e heterozigóticos. Além do mais foi motivado um debate com os alunos sobre as novas tecnologias de produção no milho para controle de Lepidópteros, com a utilização de Trichogramma.
Ainda discutiu-se sobre as vantagens e práticas de desenvolvimento da produção de organismos geneticamente modificados (Transformação gênica por biobalística e Agrobacterium).

Ao término da palestra, Dr. Adelmo explicou o procedimento para o programa de melhoramento de milho, as principais características a serem avaliadas, modo de avaliação e modelo experimental a ser utilizado. O pesquisador ainda apresentou um experimento de milho que está sendo conduzido em Monte Carmelo com as variedades de milho; BR 451, BR 473, BRS Caimbé, BRS 4103 e Emgopa 501.

“Foi uma palestra bastante esclarecedora e enriquecedora sobre diversos aspectos do melhoramento genético para os alunos; além de fomentar o debate entre eles, trazendo experiências e tecnologias novas no campo produtivo genético.” explicou o Professor da disciplina de Melhoramento Vegetal, Me. Rafael de Oliveira Antunes.

Por Camila Cantoia Dorna, Assessora de Comunicação da FUCAMP.
Revisado por Kelma Gomes Mendonça Ghelli.