Pibidianos participam da oficina “Jornal como instrumento pedagógico”

20/04/2015

O Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da FUCAMP, deu início às suas atividades na tarde da quarta-feira (15), com a oficina “Jornal como instrumento pedagógico”, ministrado pela Jornalista Camila Cantoia Dorna.

A oficina teve como objetivo esclarecer aos Pibidianos dos cursos de Letras e Pedagogia, a importância do uso do jornal em atividades com estudantes do ensino fundamental, bem como a composição do jornal e os textos jornalísticos.

“Mostramos aos Pibidianos os diferentes tipos de jornais e as diversas formas que este pode ser trabalhado com os alunos do ensino fundamental. Contribuindo assim para um rico conhecimento cultural e social tornando a prática da leitura e escrita uma atividade prazerosa, além de instigar o olhar crítico, a prática da oralidade e o estímulo à pesquisa. Neste contexto falamos do Jornal Impresso, do Jornal Mural, Jornal de Varal, Jornal Falado. Os pibidianos viram as características e a função de um editorial, da notícia, da entrevista, da charge e do artigo. Também aprenderam sobre a função dos cadernos, editoriais e as partes que compõe a matéria.” Explica Camila.
Segundo a Coordenadora do subprojeto de Letras/Português, Roselaine das Chagas, esta palestra é de grande importância para os Pibidianos, já que os subprojetos dos cursos de Letras e Pedagogia escolheram trabalhar com os jornais nas escolas campo.

Roselaine afirma também que a escolha de trabalhar com jornais em salas de aula se deu devido à diversidade de atividades que podem ser exploradas por meio deste meio de comunicação e também pelos gêneros textuais.

O PIBID realiza frequentemente, palestras e oficinas aos alunos bolsistas no intuito de contribuir para ampliação do conhecimento a fim de desenvolverem seus projetos de pesquisa com maior desenvoltura.