Plataforma facilita busca, produção e publicação de artigos científicos
11/07/2016
É só falar a expressão artigo científico que muita gente tem até calafrios. As pesquisas e produções acadêmicas tiram o sono de muitos estudantes, seja de graduação, mestrado ou até doutorado. Com o objetivo de facilitar tanto a busca como o desenvolvimento e a publicação de teses, dissertações, monografias e TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso, exigido ao final da graduação), nasceu a “Publica-me: Sistema integrado de gestão e produção científica”. Criada pela pesquisadora Giovana Goretti Almeida, juntamente com o apoio do filho, o publicitário Bruno Almeida, e do marido, o administrador Jorge Almeida, a plataforma, lançada no final de março, contém funcionalidades que facilitam tanto a produção quanto a disseminação de pesquisas científicas.
A ideia de criar a ferramenta surgiu em 2013, quando Giovana começou a fazer um mestrado no Rio Grande do Sul. “Eu comecei meu mestrado na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS) e percebi que a gente vem da graduação sem a mínima experiência no sentido de fazer um artigo científico”. Entretanto, a produção científica é obrigatória para quem decide seguir a vida acadêmica: os mestrandos devem publicar artigos em revistas científicas específicas de suas áreas.
A publicitária contou, em entrevista ao Porvir, que quando foi apresentada à pesquisa de artigos em revistas científicas, o susto foi grande. “Eu fiquei apavorada, porque simplesmente não conseguia entender por que as informações que a gente precisava não estavam perto e nem eram de fácil acesso”. Essa busca, segundo Giovana, não é algo simples e rápido, podendo tomar grande tempo do pesquisador. “Eu levei uma hora e quarenta para achar uma única revista na qual eu poderia submeter meu artigo. Se a gente multiplicar esse tempo por 10 revistas, seriam dias procurando para descobrir publicações que, muitas vezes, nem poderiam receber meu artigo por só aceitarem doutores, e eu estava no mestrado”.
A Publica-me foi concebida para resolver a dificuldade de encontrar revistas acadêmicas, para driblar a necessidade do uso de sites de busca nesta tarefa. Essa primeira funcionalidade deu novas ideias à família, que buscou a ajuda de pesquisadores em exercício para conhecer suas necessidades.
Ferramentas
A primeira ferramenta da Publica-me é a Busca Rápida por revistas científicas. A plataforma traz informações detalhadas sobre a publicação como a periodicidade e a classificação de acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Já a segunda ferramenta é a Gestão de Artigos. Segundo a publicitária, alguns colegas usavam tabelas no Excel ou os famosos “Post it”, os bloquinhos auto adesivos, para lembrar para quais revistas já tinham enviado seus artigos. “Em uma das nossas conversas com pesquisadores, surgiu a necessidade de criar uma ferramenta que lembrasse para quais publicações ele já enviou seu artigo”. A Gestão de Artigos permite que o usuário da plataforma regule um lembrete automático por email, lembrando o pesquisador que o artigo foi enviado para aquela revista. “Isso ajuda a lembrar de dar uma olhadinha na publicação, porque muitas vezes, as revistas publicam os artigos mas não entram em contato com a gente”.
A parte Produção de Artigos serve para auxiliar aqueles que têm mais dificuldade na produção científica. O método foi desenvolvido pela própria Giovana, que consegue produzir artigos muito mais rápido dessa forma. O truque é que o pesquisador visualize as ideias em uma única tela, sem tem que ficar descendo a barra de rolagem no editor de textos. “A ferramenta auxilia a escrita e o ordenamento de ideias, colocando todos os tópicos do artigo na mesma página, para que o pesquisador consiga estabelecer relações entre o tema, objetivo, justificativa e outros pontos da publicação científica”. Essa seção tem um botão “Exportar” que manda a estrutura para um editor de textos (como o Word), já no formato exigido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
FONTE- PORVIR