Professora do Curso de Agronomia da FUCAMP conclui Mestrado

21/10/2015

A Professora Francielle Aparecida de Sousa, do Curso de Agronomia da FUCAMP, apresentou recentemente, a sua dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos, na Universidade de Uberaba.
Intitulado “Avaliação da capacidade carcinogênica do antiparasita ivermectina, pelo teste de detecção de tumor epitelial em células somáticas de Drosophila melanogaster”, a dissertação aborda três pilares da pecuária: genética de boa qualidade dos animais; disponibilidade de alimentos com qualidade nutricional; e manejo sanitário estruturado.

“Sabe-se que os problemas sanitários são, em geral, de difícil controle uma vez que podem ser ocasionados por diferentes agentes etiológicos. A ivermectina é um fármaco utilizado na medicina veterinária desde 1981 e até hoje é um dos antiparasitários de maior sucesso no tratamento de endoparasitas e ectoparasitas. Logo, este estudo objetivou avaliar o potencial carcinogênico do antiparasita ivermectina pelo Teste de Detecção de Tumor Epitelial utilizando a linhagem wts de Drosophila melanogaster, um organismo modelo para estudos de carcinogênese. Para avaliar os efeitos carcinogênicos foi utilizado o Ivomec® a 1%”. Explica Francielle sobre o mestrado de dissertação.

O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Humberto Eustáquio Coelho, e muito bem avaliado pelos professores Dra. Anna Monteiro Correia Lima, UFU; Prof. Dr. Eustáquio Resende Bittar, UNIUBE; e Prof. Dr. Humberto Eustáquio Coelho, Orientador – UNIUBE.