UNIFUCAMP REALIZA SEMINÁRIO DE ABERTURA E OFICIALIZA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PIBID

09/12/2024

No dia 6 de dezembro, o Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP) promoveu o Seminário de Abertura do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O evento, realizado no Anfiteatro, marcou oficialmente o início dos trabalhos e celebrou a integração entre a instituição, os cursos de Licenciatura e as escolas públicas parceiras de Monte Carmelo e região.

O encontro reuniu bolsistas de iniciação à docência, coordenador institucional, coordenadores de área, professores supervisores, diretores das escolas parceiras, docentes dos cursos de licenciatura e representantes da comunidade acadêmica. Durante o seminário, foram apresentados o projeto institucional, seus objetivos e metas, além das diretrizes para o desenvolvimento das atividades dos núcleos e das atribuições dos participantes. 

A programação contou ainda com a palestra “Do Licenciando ao Professor: experiências, desafios e aprendizagens no PIBID”, ministrada pela professora Cláudia Turatti, que já atuou no programa como supervisora. Em sua apresentação, a professora abordou aspectos da formação docente, as experiências proporcionadas pelo PIBID e os desafios da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar.

O seminário proporcionou ainda um espaço para diálogo, esclarecimento de dúvidas e alinhamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do programa, reforçando o compromisso da UNIFUCAMP com a formação de professores e com a aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica.