XIII CBESP: PARTICIPANTES DOS WORKSHOPS VIVENCIARÃO IMERSÃO VERTICAL EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

15/01/2020

Para atender as demandas dos diversos públicos que participam do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), além dos painéis, mesas-redondas e espaços para networking, a 13ª edição do evento oferecerá três workshops voltados para a área acadêmica, focados no trabalho rotineiro dos dirigentes, reitores, coordenadores e professores das instituições de educação superior (IES).

“Nosso objetivo é realizar uma imersão vertical na temática do Congresso. Este já é o terceiro ano em que o CBESP oferece workshops, cujos temas vão ao encontro daqueles que estão na ‘ordem do dia’ das instituições de todo o país”, explica Iara de Xavier, especialista em educação superior e assessora da Presidência da ABMES, que é a responsável pela coordenação dos workshops.

Reunindo educadores e especialistas do Brasil e do exterior, o XIII CBESP será realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2020, no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC.

Temáticas

Sob a coordenação de Maximiliano Damas, gestor acadêmico e especialista em educação superior, o workshop 1 terá como o tema “Empreendedorismo: articulação da teoria à prática”. Na ocasião, os participantes discutirão como, de fato, os atores do mundo acadêmico podem incorporar concepções de empreendedorismo na formação dos alunos. João Gabriel Hargreaves, diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, e Flávia Siqueira Fiorin, executiva da TecnoPUC/PUC-RS, serão os palestrantes da atividade.

O workshop 2, que terá como tema “Modelos inovadores de currículos com ênfase no empreendedorismo”, será coordenado por Francislene Hasmann, gestora acadêmica e especialista em avaliação da educação superior.  Os expositores Messias Borges da Silva, especialista em qualidade e inovação em currículos do ensino superior, e Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, apresentarão modelos de currículos aplicáveis que unem inovação e empreendedorismo para que os alunos tenham essa formação desde o início de suas jornadas.

Paulo Chanan, vice-presidente da Abrafi, será o coordenador do workshop 3, com a temática “EAD e empreendedorismo: uma nova abordagem”. O debate terá como foco explicar como os cursos a distância podem ensinar empreendedorismo com abordagens inovadoras. “Como as instituições de educação superior vão conceber currículos que garantam a base regulatória e, ao mesmo tempo, sejam inovadores e incluam a concepção de empreendedorismo? É essa resposta que vamos encontrar”, explica Iara.

Agenda da atualidade

Realizados simultaneamente, os workshops acontecerão na tarde de sexta-feira (29/05), segundo dia do CBESP. “Nosso objetivo com essas atividades é articular o saber e o fazer”, diz Iara. “Os congressistas sairão de lá satisfeitos, escolhemos um time de peso para coordenar e palestrar, pessoas com muita experiência nas temáticas, que são extremamente importantes e, certamente, compõem a ‘agenda da atualidade’ da área educacional”, complementa.

Inscrições

As inscrições para o XIII CBESP estão abertas. Além dos benefícios para inscrições individuais e condições especiais para participação de grupos, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular também possuem direito a valores diferenciados, basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Clique aqui para conferir a programação preliminar.