ANAIS DA FUCAMP – V.4 (2019) – 2°SIMPÓSIO DE PESQUISA CURSO DE LETRAS – 2019
- O ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO 6º ANO: CULTIVANDO O RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL (Ana Lúcia Pereira Lima e Silva e Deyse Souza Alves)
- ANÁLISE DOS RECURSOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO DE CHARGES POLÍTICAS (Daiane Aparecida Dias Paraizo e Deyse Souza Alves)
- O USO DE JOGOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE COESÃO E COERÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Fabiana Rosa Costa Barbosa e Deyse Souza Alves)
- ANÁLISE DOS RECURSOS DE COESÃO TEXTUAL NA REDAÇÃO DO ENEM: A COMPETÊNCIA 4 (Humberto Davi Gomes dos Santos e Deyse Souza Alves)
- ANÁLISE DA COMPETÊNCIA 1 NA REDAÇÃO DO ENEM – ASPECTOS RELACIONADOS À NORMA CULTA E À ESTRUTURA SINTÁTICA (Joana Darc Dutra e Deyse Souza Alves)
- UMA PROPOSTA DE RENOVAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO BRASIL: UM ESTUDO PAIDÊUTICO DE “O ALIENISTA” (João Paulo Mota Rosa e Deyse Souza Alves)
- VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (Luciana Maria da Silva e Deyse Souza Alves)
- A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Norma Lúcia Alves de Lima e Deyse Souza Alves)
- A REDAÇÃO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: PASSOS PARA SE FAZER UM TEXTO NOTA 1000 (Rosimeire Fernandes da Silva e Deyse Souza Alves)
- PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA EM TURMAS DE 9° ANO (Taíse Oliveira Mendes e Deyse Souza Alves)
- TICs E LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Aparecida Leonora Silva Araújo e Heber Junio Pereira Brasão)
- CINEMA E LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (Jheneffer Paula de Almeida e Tania Nunes Davi)
- O USO DO TEATRO COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Leidilaine Ramos da Silva e Heber Junio Pereira Brasão)
- TRABALHANDO O BULLYING NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EMPATIA E CONSCIÊNCIA SOCIAL (Lucélia Fernandes Soares e Heber Junio Pereira Brasão)
- A PROLIFERAÇÃO DOS LIVROS DIGITAIS E SEUS IMPACTOS NO LEITOR E NA APRENDIZAGEM (Simone Cristina da Costa, Andreia Naves de Souza e Heber Junio Pereira Brasão)
- O CIBERBULLYING COMO AGENTE PREJUDICIAL À APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Tatiane Aparecida dos Santos Gomes e Heber Junio Pereira Brasão)
- EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Vivian Rosa de Castro e Heber Junio Pereira Brasão)
- LITERATURA DE CORDEL: GÊNERO TEXTUAL NATURALÍSTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 7º ANO (Aline Aparecida Moreira Rocha e Kênia Mendonça Diniz)
- MONTEIRO LOBATO: UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE DUAS DE SUAS OBRAS LITERÁRIAS (Beatriz Aparecida Silva Cabeceira e Kênia Mendonça Diniz)
- UMA ANÁLISE NARRATIVA DA OBRA O REI ARTHUR (Jean Carlos Pereira Felipe e Kênia Mendonça Diniz)
- DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (José Aparecido Neco e Kênia Mendonça Diniz)
- A IMPLANTAÇÃO DO INGLÊS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS (Karen Cristina Silva Costa e Kênia Mendonça Diniz)
- LITERATURA DE CORDEL: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICO-CULTURAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Katia Teodorak da Silva Pereira e Kênia Mendonça Diniz)
- OS OBSTÁCULOS DOS PROFESORES DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MEDIO (Milleidy Patrícia Melo e Kênia Mendonça Diniz)
- LITERATURA INFANTO-JUVENIL: O VALOR DO BEM NOS CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM (Nilza Naves Barbosa Silva e Kênia Mendonça Diniz)
- O CORTIÇO: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA OBRA DE ALUÍSIO AZEVEDO (Taís Mara Soares e Kênia Mendonça Diniz)
- O JOGO FLASH CARD COMO APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA (Thalya Gabrielle Rosa Borges e Kênia Mendonça Diniz)
- O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR (Andreia dos Santos Martins e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- O ESINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DIGITAIS : DESAFIOS E POSSIBILIDADES (Aparecida das Dores Pereira de Almeida e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA LITERATURA (Danyella Bruna Jacinto Cirino Silva e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- Educação Inclusiva: as dificuldades dos professores em sala de aula (Danyella Vitória Rosa Costa e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Graciele Santos Brito e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO DO ALUNOLEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II (Hamilton Neto Sagawa Silva e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- DESAFIOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Jessica Lorrany Cardoso Alves Loregian e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- ANÁLISE DO PERSONAGEM LAMPIÃO NA LITERATURA DE CORDEL (João Marcos Marques e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- SALA DE AULA: CONECTIVIDADE E INTERATIVIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 7º ANO (Juliana Heloísa Santos e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- OS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA – 6ºANO (Laura Arlina Dutra Resende e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA (Leidiane Pereira Lopes Ferreira e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ESTIMULAR CRIANÇAS AUTISTAS NO APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Lilia Martins Fontes e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- DESAFIOS PARA O ENSINO DE LITERATURA PARA ALUNOS DIGITAIS (Madalena Pereira de Almeida Rios e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (Priscila Alves de Oliveira e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- O BULLYING ESCOLAR (Vânia Aparecida Valadão e Conceição Aparecida Alves Paulino)
- LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO: RESPEITANDO A DIVERSIDADE DA LÍNGUA NA ESCOLA (Duaoceulha dos Reis Janacaro Moreira da Silva)
Resumos Completos
- A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Andreia de Fátima Ramos e Heber Junio Pereira Brasão)
- O TEATRO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Fernanda Souza Mundim e Heber Junio Pereira Brasão)
- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Gisele Abadia Mendes Pinto dos Reis, Andreia Naves de Souza e Heber Junio Pereira Brasão)
- COMBATE AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR (Leosonita Marques da Silva dos Santos e Heber Junio Pereira Brasão)
- A NECESSIDADE DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O AUXÍLIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS (Martha Estter Moreira Ramos, Andreia Naves de Souza e Heber Junio Pereira Brasão)