Alunos e professores da UFU em parceria com a FUCAMP realizam experimento
23/03/2017
Docentes e discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conduziram um experimento em casa de vegetação na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP).
A realização do experimento teve como objetivo avaliar alguns parâmetros que possam ser utilizados na identificação de sintomas de deficiência de macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) em cafeeiro cultivado em solução nutritiva. Foram realizadas diversas medições utilizando equipamentos que preservam as amostras de folhas analisadas e fornecem resultados imediatos, tais como: fotografias da parte aérea, as quais serão processadas em programas computacionais específicos na tentativa de desenvolvimento de software para diagnose da deficiência nutricional de plantas em uma fase ainda não possível de ser visualizada a olho nu; medição utilizando equipamento portátil de fluorescência de raios-X (PXRF) para determinação quantitativa dos elementos nas folhas-diagnóstico do cafeeiro; além de medições de parâmetros fisiológicos das plantas realizadas por meio de um medidor de clorofila portátil – SPAD (Soil Plant Analyzer Develop), sistema portátil de medições da fotossíntese por meio de um analisador de trocas gasosas por infravermelho – IRGA e um fluorímetro portátil de luz modulada – MINI-PAM.
Após todas essas medições, as plantas foram coletadas para separação de folhas-diagnóstico destinadas à análise foliar e para quantificação da matéria seca de raiz e parte aérea, sendo esta separada em caule e folha. Esse estudo faz parte de avaliações preliminares de parâmetros que poderão ser, posteriormente, utilizados no campo viabilizando a avaliação do estado nutricional de plantas. A viabilidade de uso desses parâmetros contribuirá para outros estudos, sobretudo envolvendo lavouras cafeeiras tratadas com águas residuárias da cafeicultura (ARC) após receberem pré-tratamentos químico e físico utilizando um subproduto da indústria cerâmica (SIC).
Esses pré-tratamentos realizados nas ARC têm como finalidade potencializar os benefícios e reduzir os malefícios de sua reutilização para fins de fertilização da lavoura cafeeira. Esses subprojetos fazem parte de um projeto que busca alternativas de pré-tratamentos químico e físico das ARC envolvendo SIC para sua reutilização na fertirrigação da lavoura cafeeira, o qual é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), processo CAG-APQ-01850-16, aprovado no Edital 01/2016 – Demanda Universal. Conta também com os seguintes apoiadores: CAPES, CNPq, PROPP-UFU, ICIAG-UFU, DCS-UFLA e FUCAMP.
Fonte: Enio Tarso de Souza Costa
Equipe:
Enio Tarso de Souza Costa (Coordenador – Professor de Ciência do Solo no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia)
Edson Simão (Professor do Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
Thiago Pirola Ribeiro (Professor da Faculdade de Computação do Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
Maria Cristina Sanches (Professora do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
Bruno Teixeira Ribeiro (Professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras – DCS/UFLA)
Luiz Roberto Guimarães Guilherme (Professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras – DCS/UFLA)
Paulo Magalhães Neto (Técnico do Laboratório de Ciência do Solo do Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia – LCSOL/UFU)
Lívia Mendonça de Aguiar (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental do Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG/UFU)
Taíne Cristina Moreira (Bolsista PIBIC-UFU/FAPEMIG 2017-0356)
Andressa Carolina Martins da Costa (Bolsista PIBIC-UFU/CNPq 2016-0277)
João Paulo Dianin de Oliveria (formando e ex-bolsista PIBIC-UFU/FAPEMIG 2015-AGR033)